
Quando se fala em médico veterinário, todos já lembram daquele profissional que cuida dos pets ou até mesmo dos bichos de médio e grande porte, como cavalos, bois, bodes, carneiros, etc. Mas você sabia que ele também é responsável pela inspeção sanitária do alimento de origem animal que vai para a sua casa?
Os médicos veterinários são os profissionais habilitados legal e tecnicamente para atuarem como responsáveis técnicos em abatedouros, frigoríficos e laticínios. Além disso, eles também exercerem cargos na fiscalização sanitária dos produtos de origem animal em órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Vigilância Sanitária.
“A nossa atuação vai muito além dos petshops. É o médico veterinário quem fiscaliza todos os produtos que têm origem animal, seja a carne propriamente dita, ou mesmo os ovos, leite, queijos, presuntos, manteiga, etc”, explica o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, Diogo Silva.
O professor ressalta que os produtos de origem animal precisam estar livres de microrganismos (bactérias, vírus, protozoários) que possam representar uma zoonose, ou seja, doenças que podem passar dos animais para o homem (a partir, no caso, da sua ingestão). “Além desse tipo de inspeção mais voltada aos produtos em si, também são avaliados todos os aspectos estruturais, operacionais e documentais relativos aos locais de produção, armazenamento, transporte, manipulação e comercialização desses alimentos”, explica.
“Por exemplo, se estão vendendo a carne de um animal como se fosse de outro ou se há lesões indicativas de uma zoonose, etc. E o médico veterinário que assina como responsável técnico por aquele estabelecimento produtor é quem garantirá a qualidade e a segurança dele”, complementa.
Evento on-line
A atuação destes profissionais em serviços de alimentação será tema de uma palestra on-line que acontece nesta sexta-feira (05), a partir das 17:00. O evento contará com as médicas veterinárias e consultoras em segurança de alimentos, Cristiane Vasconcelos e Mariana Siqueira. O debate tem como objetivo mostrar o amplo campo de atuação destes profissionais.
A palestra é gratuita e aberta ao público. Os interessados em participar poderão realizar a inscrição por meio do site extensao.uninassau.edu.br.
Comentários