
Você já ouviu falar em 'Sistema SAP'? Antes que você associe o significado àquela tecla conhecida do controle remoto (Segundo Programa de Áudio)- com função da audição do som original na TV- a gente te explica que o sistema exerce função diferente. Apesar das siglas serem exatamente iguais, o SAP do sistema é uma abreviação em alemão que significa ‘Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung’, que em português se traduz em ‘Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados’. Entenda!
O que é SAP?
O SAP consiste em um software de Gestão Empresarial (ERP Enterprise Resources Planning), criado por uma empresa alemã que tem o mesmo nome SAP AG (SAP associação anônima). Trata-se de um software que fornece soluções customizadas para diferentes tipos de indústria e também módulos básicos. Em geral, seu principal intuito é de transformar sistemas caseiros em um Sistema Integrado de Gestão Empresarial.
Como funciona?
O software é composto pelas camadas de front-end, application e database. A camada front end exibe as informações para o usuário em telas. Já a application, é o local onde as operações são processadas — ou seja, é responsável por transferir os dados de front-end. Por fim, a camada database processa os dados e, através da camada application, os armazena.
Dentro desse sistema, existe uma linguagem usual de programação: o ABAP (Advanced Business Application Programming). Desenvolvida pela própria SAP, a linguagem é responsável por controlar a lógica do fluxo de telas e responder aos eventos (como quando o usuário clica em uma tela).
Mas afinal, para que serve o 'Sistema SAP'?
Considerada uma ferramenta customizada, o SAP visa auxiliar na organização como um todo. Isto é, por meio de módulos, o sistema propõe dividindo-se em módulos cada departamento correspondente, como por exemplo o de vendas, gerenciamento de estoques (verificando se um produto está disponível, etc).
Cada módulo, portanto, é responsável por muitos processos de negócio que são baseados nas práticas de cada empresa. Os métodos de trabalho do sistema são conhecidos por disponibilizar conforto e eficiência, pois relacionam várias áreas da organização em uma só ferramenta.
Vantagens:
Se desprender de processos manuais;
Eficiência, por meio do fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização;
Otimização do processo de tomada de decisão;
Eliminar a redundância de atividades;
Rápida resposta ao mercado;
Reduzir as incertezas do Lead Time;
Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa;
Redução do tempo dos processos gerenciais;
Redução de estoque;
Redução da carga de trabalho, pois atividades repetitivas podem e devem ser automatizadas;
Melhor controle das operações da empresa;
Ficou interessado em saber mais sobre este assunto? Conheça também o curso presencial de Sistemas de Informação da Uninassau!
Comentários