Por Lívia Monteiro
Entende-se por urbanismo a ação de projetar e coordenar os espaços da cidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores, bem como organizar um melhor fluxo que permita a conexão entre as várias zonas locais. Por isso, na hora de projetar a área urbana, é preciso levar em conta aspectos sociais, econômicos, culturais, transportes, saneamento básico, infraestrutura, áreas verdes, dentre outros.
No Brasil, historicamente, a urbanização das cidades aconteceu de maneira rápida e irregular. Contudo, grandes centros como Brasília, Salvador e Belo Horizonte são exemplos de cidades planejadas. De acordo com Nertaniel Dias Milfont, professor de Arquitetura e Urbanismo do UNINASSAU – Centro Acadêmico Maurício de Nassau Juazeiro do Norte, o urbanismo é fundamental para criar cidades funcionais e seguras para se viver.
Para o garantir o desenvolvimento urbano funcional e que atenda aos interesses da comunidade, é preciso a colaboração de diversos profissionais, como arquitetos urbanistas, engenheiros civis, paisagistas, sociólogos, economistas e gestores público. Tudo para garantir o acesso de áreas urbanas por todos com uma infraestrutura adequada. “O urbanismo também visa melhorar a mobilidade urbana, tornando as cidades mais acessíveis a todos. Isso envolve o planejamento de sistemas de transporte público eficazes, a criação de ciclovias e a minimização do trânsito, por exemplo”, afirma Nertaniel.
Cultura e cidade no cariri
O Cariri cearense é conhecido por suas paisagens, cultura, religiosidade e história. Embora o desenvolvimento urbano dos municípios que compõe a região tenham sido fruto de uma ação espontânea, é possível identificar ambientes ambiciosos, inclusivos e sustentáveis para seus habitantes.
Nertaniel lista alguns dos projetos de organização urbana dos três municípios que compõem a Região Metropolitana do Cariri. Veja abaixo:
Crato: O município possui praças bem cuidadas, calçadas acessíveis e áreas verdes, além de esforços para revitalizar o centro histórico. Um ponto importante foi a revitalização da avenida Dr. João Pessoa, no centro comercial da cidade, onde foram ampliadas as calçadas e substituído o asfalto por pisos de concreto intertravados, que permitem um melhor escoamento das águas pluviais.
Juazeiro do Norte: A cidade é um importante centro religioso e turístico do Cariri e tem operações na melhoria da infraestrutura turística e na preservação de locais de grande valor histórico e cultural, como o Museu Padre Cícero e o Horto. Também se destaca o projeto de revitalização de uma importante rua próxima à Praça Padre Cícero, que teve sua largura viária reduzida e ampliadas suas calçadas, permitindo maior concentração de pessoas nessas áreas.
Barbalha: é conhecida por seu charme histórico e planejamento urbano que valoriza o patrimônio cultural. A cidade tem investido na preservação de edifícios antigos e na promoção de eventos culturais.
Comentários