Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Você consome leite vegetal? Saiba quais benefícios o alimento pode trazer

No Dia Mundial do Leite, 1 de junho, conheça quais os principais tipos e as diferenças entre ele e o de origem animal
Assessoria de Comunicação Por: 01/06/2023 - 10:45
67% dos brasileiros têm interesse em proteínas vegetais
Os leites vegetais são “extratos” preparados a partir de grãos, sementes, frutas e oleaginosas

Por: Giovanna Pordeus

Os leites vegetais são “extratos” preparados a partir de grãos, sementes, frutas e oleaginosas, como linhaça, quinoa, aveia, amêndoas, castanhas, coco, entre outros. A procura pelo produto tem crescido cada vez mais no país, comprovada por uma pesquisa realizada pela Dupont - empresa internacional que desenvolve projetos na ciência e na engenharia, em áreas como biotecnologia e agricultura - na América Latina, em 2020, que aponta que 67% dos brasileiros têm interesse em proteínas vegetais. O consumo do alimento é sugerido para pessoas veganas e/ou que possuem alergia ou intolerância ao produto de origem animal e seus derivados.

A nutricionista da Clínica-Escola da UNINASSAU Petrolina, Daniela Veríssimo, afirma que cada tipo de leite vegetal possui inúmeros benefícios para o bom funcionamento do coração e do corpo. “O alimento contém boas fontes de gorduras mono e poliinsaturada, além de ações antioxidante e anti-inflamatória – por causa das vitaminas do complexo B, D e E, ômega 3 e 6 – e o baixo índice glicêmico. Todos esses fatores contribuem para a regulação do colesterol, funcionamento do sistema digestivo e prevenção de anemia, doenças cardiovasculares e diabetes”, destaca.

A diferença do leite de origem animal para o vegetal é a concentração de proteínas e alguns minerais, como o fósforo, magnésio, zinco e selênio na composição deles, uma vez que primeiro possui bem mais do que o segundo. “Quando há a substituição deste tipo de produto animal pelo extrato vegetal, seja por questão de saúde ou estilo de vida, é recomendado haver a avaliação de um nutricionista, pois caso o indivíduo não possua uma alimentação balanceada, provavelmente terá necessidade de haver a suplementação de alguns nutrientes, a exemplo do cálcio”, explica Daniela Veríssimo.

A nutricionista também alerta para as contraindicações do alimento. “O leite vegetal não pode ser ofertado a bebês com menos de 6 meses que estão em aleitamento materno exclusivo, ou fazer substituição de um por outro, e não deve ser consumido por indivíduos que tenham alergia e/ou intolerância à matéria prima ou componentes dele. É fundamental buscar sempre a ajuda do profissional de nutrição para adequar e equilibrar a alimentação", orienta.

 

Comentários