Por Maria Eduarda.
Utilizado há séculos pelos povos antigos, o própolis possui diversas propriedades medicinais. O extrato deste hormônio vegetal é naturalmente produzido pelas abelhas para proteger as colmeias de fungos e bactérias, fazendo um papel similar com o que os anticorpos desempenham em nosso organismo.
Essa substância tem a capacidade de regular e estimular o sistema imunológico, provocando uma “limpeza” no corpo. Além das funções mais conhecidas, ele pode ser um potente anticancerígeno.
"O Própolis é rico em polifenóis, que atuam como antioxidantes, mas também possui outras propriedades, como antimicrobiana, anti-inflamatória e ajuda a tratar pele, saúde bucal, auxiliando positivamente no combate a diversos cânceres, por exemplo", afirmou o docente do curso de Biomedicina da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Jorge Belém.
Nos últimos anos, estudos comprovaram a sabedoria popular antiga e atestaram suas múltiplas atividades biológicas, como sua ação anti-inflamatória e imunoestimulante. Com a crise sanitária causada pela pandemia do Covid-19, a busca por uma alimentação mais saudável e a importância de manter o sistema imunológico fortalecido fez com que o consumo deste produto aumentasse consideravelmente.
Saiba mais sobre o assunto
Com o objetivo de debater e aprofundar os conhecimentos no que diz respeito aos benefícios do própolis, a UNINASSAU Recife, campus Graças, promove uma live nesta terça-feira (1º) às 20h, com a participação do apicultor profissional e mestre em Biologia Animal, José Vieira.
A ideia é que os discentes que atuam, ou pretendem atuar, com Biologia Animal e os estudantes que desenvolvem alimentos possam conhecer melhor sobre o assunto, visto a importância desse tema. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site extensao.uninassau.edu.br.
Comentários