Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Verão: Nutricionista explica sobre importância da alimentação adequada

Coordenador de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Caruaru traz dicas de alimentos que devem ser incluídos na alimentação durante esta estação
Assessoria de Imprensa Por: 16/01/2018 - 10:12 - Atualizado em: 16/01/2018 - 10:17
Imagem ilustra um homem se hidatando
Verão: Nutricionista explica sobre importância da alimentação adequada
Por Willyberg Braga
 
O verão é caracterizado pela grande exposição do corpo aos riscos proporcionados pelo sol. É nessa época que o organismo fica mais enfraquecido, sobretudo porque o metabolismo corporal é inferior aos das outras estações. Nesse sentido, os cuidados com a alimentação também devem ser observados pelas pessoas, sobretudo as que praticam alguma atividade física.
 
Para ajudar a compreender melhor essa importância e quais alimentos não podem faltar, o nutricionista, mestre em Saúde Pública e coordenador do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Adriano Oliveira, dá dicas e informações importantes sobre o tema.  “Durante o verão o principal cuidado que devemos tomar é com a hidratação. O nosso cérebro , quando nos ‘avisa’ que devemos beber água, quer dizer, na verdade, que já estamos desidratados, o que pressupõe a importância dos líquidos durante o verão’’, indica o nutricionista. O profissional ainda sugere que os sucos, principalmente das frutas tropicais, como abacaxi, graviola, mangaba, uva, laranja, limão, cajá, caju, goiaba, acerola e água de coco,  também devem fazer parte da nossa alimentação.
 
O especialista ainda alerta que as pessoas devem tomar cuidados mais específicos na alimentação durante esta época. ‘’É importante dois grandes cuidados: primeiro com a qualidade higiênica-sanitária dos alimentos consumidos, seja em casa ou em praias, como comidas cruas, cozidos, queijos, peixes, coco, picolés, água, refeições quentes ou frias. É importante observar sempre a procedência e o aspecto geral do vendedor ao local da venda, pois neste período acontecem os maiores surtos de infecções alimentares’’. O segundo cuidado, de acordo com Adriano, é com o excesso alcooólico e a grande injestão de salgados, frituras e doces. “Sempre que possível, é importante dar preferência a alimentos frescos e in-natura”, sugere.  
 
‘’Os cuidados alimentares nutricionais e de atividade física durante o verão, devem ser os mesmos que devemos tomar durante todo o ano, salvo, com diminuição do consumo do sal, alimentos salgados, doces, açúcares, frituras, se possível redução do álcool e aumento na ingestão de frutas, sucos, salada de frutas, água, coco, água de coco, verduras, carnes magras e produtos integrais’’, finaliza o coordenador e nutricionista.
 

Comentários