
Sabemos que fazer atividade física é uma prática que passa longe da cabeça da maioria dos jovens estudantes. Isso porque muitos estão já acostumados a dormir tarde, acordar cedo, comer rápido, pegar ônibus, ir para a faculdade/escola, estudar um pouco mais, trabalhar, fazer tarefas acadêmicas, enfim, uma tonelada de coisas.
O que muitos não fazem ideia é que há diversos benefícios em fazer atividade física. E deixa eu te contar uma coisa: fazer exercício físico pode melhorar bastante seu rendimento nos estudos, sabia?
Pois é! De acordo com a professora do curso de Educação Física da UNINASSAU, Maria Julia Lyra, praticar atividade física pode melhorar o estilo de vida, deixando o estudante mais ativo. Além disso, praticar exercícios regularmente ajuda nas condições de saúde, tanto física quanto psíquica.
Mas afinal, a atividade física pode melhorar realmente meu rendimento nos estudos?
A resposta é sim! Segundo a professora Julia Lyra, dentre os inúmeros benefícios à saúde física e mental, fazer atividade física melhora bastante as funções cognitivas dos estudantes, além da qualidade de vida, humor, motivação e bem-estar mental. Os exercícios ainda reduzem a ansiedade e a depressão, assim como melhora a concentração e a atenção na realização de tarefas, elementos importantes para o desempenho nos estudos.
Sou um estudante que não faz atividade física, e agora?
Todo esse papo sobre exercício físico já causou aquela leve preguicinha, não é mesmo? Normal. Mas devemos ter cuidado com o comportamento sedentário, principalmente se você não costuma fazer nada nesse sentido. A docente explica que o sedentarismo é caracterizado por atividades realizadas na posição sentada, deitada ou reclinada, com baixo gasto energético, que pode trazer diversos riscos à saúde se você estiver vivendo desse modo por um bom tempo. Por isso, é importante fazer pausas de 5 minutos a cada 1 hora de comportamento sedentário.
O Guia de Atividade Física para população Brasileira recomenda que adultos (>18 anos) realizem ao menos 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 15 minutos por semana de atividades físicas vigorosas. A mudança de hábitos como: caminhar mais no trajeto do trabalho/faculdade, subir escadas e fazer intervalos para quebrar o comportamento sedentário, também vão te ajudar a ter um estilo de vida mais ativo e, consequentemente, melhorar o seu rendimento nos estudos.
Comentários