Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Vai pular Carnaval? Saiba como evitar lesões durante a folia

Dica básica é usar um calçado confortável, orienta fisioterapeuta
Assessoria de Comunicação Por: 10/02/2017 - 17:11
Calçados confortáveis podem ajudar a evitar lesões graves
Calçados confortáveis podem ajudar a evitar lesões graves
Por Aline Pinho 
 
O Carnaval se aproxima e é um período aguardado por milhares de pessoas. São muitos dias de folia, mas para sair às ruas e aproveitar é importante tomar cuidados com a saúde, principalmente quando se trata de lesões musculares.
 
Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau em Lauro de Freitas, Camila Lessa, além do preparo físico o folião deve usar um calçado confortável, como o tênis. "Essas lesões são mais comuns do que a maioria das pessoas imagina. Por isso, tênis apropriados para corrida auxiliam na estabilidade e na absorção de impacto. Nem sempre esses tênis são os que mais agradam aos "fashionistas", mas é possível buscar modelos descolados para cair na folia com mais segurança", orienta.
 
Aos que preferem curtir os festejos com sandálias altas, rasteiras e chinelinhos de dedo, mesmo que em camarotes, a fisioterapeuta alerta: "Eles não são indicados. Os saltos podem levar ao desequilíbrio e desencadear entorses nos tornozelos. O longo percurso em pé e o deslocamento com tantos obstáculos também podem acarretar em dores na coluna e lesões nos membros inferiores".
 
Ainda segundo a fisioterapeuta, para aqueles foliões que já são ativos, basta seguir as dicas de calçado, fazer um alongamento antes de sair de casa e aproveitar. Outra orientação essencial é saber respeitar o limite do seu próprio corpo. "Alguns conseguem curtir os 7 dias da folia, outros, apenas dois são suficientes para causar fadiga e dores lombares, por exemplo. Caso sintam dores após o circuito, a crioterapia e bolsas de água quente podem ser utilizadas para alívio dos sintomas", diz.
 
 
 

 

 

Comentários