Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Vai para Faculdade de bicicleta? Saiba quais cuidados tomar

Veículo é forma saudável e sustentável de locomoção, mas exige cuidados
Por: Katarina Bandeira 06/08/2018 - 10:15
Ir à aula de bicicleta é uma alternativa saudável que pode ser incorporada na sua rotina. Foto: Freepik
Ir à aula de bicicleta é uma alternativa saudável que pode ser incorporada na sua rotina. Foto: Freepik

É possível driblar o trânsito caótico da sua cidade, ajudar o meio ambiente e cuidar da saúde, tudo isso a caminho da faculdade. Sabe como? Pedalando. Ir à aula de bicicleta é uma alternativa saudável que, além de ajudar a economizar com passagens e combustível, ainda colabora com o combate contra à poluição.

Tudo bem que, nos dias atuais, comprar uma bike não é lá algo muito barato, porém, depois do investimento inicial os ganhos a longo prazo são recompensadores. Se você quer começar esse hábito cheio de benefícios nós te damos as melhores dicas para iniciar o semestre com qualidade e segurança. Confira!

Um kit para andar na magrelinha

Mesmo que você tenha achado a bicicleta dos seus sonhos, ela sozinha não é suficiente para uma experiência segura. Para começar o semestre pedalando pela sua cidade você precisa preparar seu meio de transporte.

Equipe a bicicleta e você mesmo

Se você vai rodar pela cidade é importante que sua magrela tenha espelho, buzina e iluminação. Estes itens são obrigatórios por lei e devem ser instalados o quanto antes. O uso do capacete não é obrigatório, ao contrário do que muita gente pensa, porém, recomenda-se que seja utilizado para o amortecimento de quedas, já que o item diminui a chance de traumatismo craniano.

Compre um cadeado

Nem sempre é possível encontrar um estacionamento seguro para sua bike. Por isso, uma das primeiras coisas que você deve fazer é conseguir um cadeado de bicicleta. Ele fará com que sua magrela permaneça segura enquanto estiver estacionada.

Prefira modelos com bagageiro ou cestinha

Levar uma mochila ou bolsa pesada enquanto pedala pode dificultar o equilíbrio durante o trajeto. Por isso, ao escolher um modelo de bike prefira aqueles que já vem com bagageiro ou cestinha. Além de facilitar na hora do transporte, também evita que você entre na aula com a roupa amassada.

Umas dicas para você

Encontre uma rota segura

Antes das aulas começarem teste algumas rotas para chegar à faculdade. Nem sempre é indicado ao ciclista andar por vias de muito movimento, a rota ideal geralmente envolve ruas paralelas e de pouco movimento. Elas podem deixar o percurso mais longo, mas com certeza a quantidade mínima de carros deixará mais seguro. Além disso, o uso de ciclovias é fundamental para fazer um caminho sem sustos.

Durante a escolha da rota também verifique o fluxo de carros. É possível que a rota que você escolheu para ir à faculdade tenha mais trânsito na ida do que na volta e aí, uma opção para não perder tanto tempo, é fazer rotas diferentes para chegar e sair da instituição.

Aprenda a fazer reparos simples

Saber consertar sua própria bicicleta é, com o perdão do trocadilho, uma mão na roda. Então, que tal aprender a fazer pequenos reparos, para situações emergenciais? O conhecimento para driblar situações simples pode fazer com que você economizar, ao invés de ir em uma oficina.

Beba água e use roupas leves e coloridas

Como toda atividade física você vai transpirar bastante durante o percurso. Por isso é importante ter sempre uma garrafinha de água para manter-se hidratado. No verão, roupas leves servem para manter a sensação de frescor. Leve em consideração peças coloridas, que além de não absorverem tanto o sol,  vão ajudar você a se destacar no trânsito.

 

Gostou das nossas dicas? Então o que você acha de começar a pedalar rumo à universidade? Faça nosso vestibular!

 

Comentários