Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


UNINASSAU viabiliza sistema “Atende em Casa”

Ferramenta permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos orientem pacientes de forma remota
Assessoria de Comunicação Por: Breno Leal 25/05/2020 - 17:52 - Atualizado em: 25/05/2020 - 20:54
A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, em parceria com a Secretaria de Saúde de Maceió, disponibiliza para a população o “Atende em Casa”. O sistema permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos orientem pacientes a distância, por meio de videochamadas, a fim de identificar e orientar em casa possíveis casos do novo coronavírus. A plataforma está sendo disponibilizada gratuitamente para diversos estados do Brasil, por meio de investimento da UNINASSAU, instituição mantida pelo grupo Ser Educacional.
 
O sistema, que em Maceió atuará junto ao Call Center da Saúde (156) na orientação dos usuários, poderá ser acessado por um computador ou smartphone pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O usuário deverá preencher seus dados pessoais e responder um questionário simples sobre os sintomas que apresenta. A partir disso, o serviço informa se são sintomas leves, em que o paciente deve ficar em casa, ou mais graves, quando necessita de atendimento urgente.
 
Para os casos mais leves, a ferramenta passará orientações referentes ao isolamento social e a medidas de segurança e higiene. Além disso, o usuário é acompanhado por duas semanas, com mensagens diárias para checar se os sintomas evoluem ou regridem.
 
Para os que apresentam sintomas graves, como febre ou dificuldade para respirar, o atendimento virtual é complementado com uma videochamada com médicos ou enfermeiros. Eles irão orientar e, se for o caso, encaminhar a uma unidade de saúde. Se o paciente não puder falar por vídeo, a ligação é feita apenas por áudio.
 
“A disponibilização do 'Atende em Casa' reafirma a parceria e a responsabilidade da UNINASSAU e do grupo Ser Educacional com a comunidade maceioense. Já somos parceiros da Prefeitura em outras ações e, agora, esperamos enfrentar juntos este momento crucial na vida de todos”, pontua o reitor da UNINASSAU Maceió, Avelino Balbino.
 
O aplicativo
 
O “Atende em Casa” surgiu no Recife e foi desenvolvido pelo consórcio das empresas Pitang Consultoria, Sunrise, Brainy Resolution e Fábrica de Negócios, com infraestrutura do Google Cloud. Atualmente, além de Maceió, o app atende diversos municípios do estado de Pernambuco, entre eles Recife, e tem previsão de expansão para outras cidades e estados do Brasil.
 

Comentários