Notícias › Cultura

UNINASSAU sedia etapa da Olimpíada de Robótica

Alunos do ensino médio farão a Fase II da prova teórica na próxima sexta-feira (19)

Assessoria de Comunicação Por: Mauro Rossiter 18/08/2016 - 11:10 - Atualizado em: 06/09/2016 - 11:57
Foto de um pequeno robô
Robótica é tendência para o futuro

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau vai sediar, na próxima sexta-feira (19), a Fase II da prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) na edição deste ano. Serão 45 alunos do ensino médio, de instituições públicas e privadas, que já estão na modalidade teórica nível 5. A prova, que acontece nacionalmente, será aplicada no Centro Superior de Tecnologia (CST) da UNINASSAU, situado na Rua João Fernandes Vieira, 110, Boa Vista, das 14h às 18h. O objetivo da OBR é fomentar a robótica no país, ajudar crianças e jovens a terem um futuro melhor e um país mais desenvolvido. A Olimpíada é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - que se utiliza da temática da robótica, tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens, para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. O coordenador do Curso de Ciências Aeronáuticas da UNINASSAU, André Braga, reforça a importância de sediar uma etapa de um evento desse porte. “Essa etapa é um dos eventos que o Grupo Ser Educacional apoia e que terão seu ápice com a realização da Campus Party Recife no próximo fim de semana”, aponta.