Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Cultura


UNINASSAU Redenção recebe etapa do reality "Super Merendeiras"

Faculdade participou da seleção da cozinheira teresinense que representará o Piauí na final do concurso em São Paulo
Assessoria de Comunicação Por: 18/02/2022 - 09:52 - Atualizado em: 21/02/2022 - 10:38
Por Ricardo Mousinho
 
A Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), realizou a etapa de classificação no Piauí do reality "Super Merendeiras", concurso promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE). O objetivo do evento é valorizar o papel dos profissionais que trabalham diretamente na alimentação de crianças e adolescentes no ensino básico brasileiro. 
 
Todo o processo aconteceu no laboratório de técnica dietética do curso de Nutrição da Instituição, com avaliação feita pela Divisão de Nutrição/SEMEC e corpo docente da Instituição. Segundo a diretora da UNINASSAU Redenção, Lílian Guimarães, o desempenho das merendeiras foi surpreendente, reforçando o potencial da culinária regional das mulheres piauienses. "Foi lindo de ver a pluralidade de sabores dentro da nossa própria culinária. Fico feliz de ver um concurso tão inspirador acontecendo em nossas instalações. As merendeiras participantes deram um show de sabor e eu torço demais para que a nossa cultura chegue vitoriosa nesse reality. Boa sorte a todas elas", celebrou Lílian.
 
Além de fortalecer a qualidade da alimentação escolar, o reality é mais uma forma do Piauí estar no cenário nacional. É o que comenta a responsável técnica da divisão de Nutrição SEMEC/ Teresina, Cintia Moura Fé. De acordo com a nutricionista, o reality busca desafiar os profissionais responsáveis pela alimentação escolar, transformando os pratos em algo cada vez mais saboroso, atrativo e nutritivo. "O reality show 'Super Merendeiras' é uma competição entre merendeiras de escolas municipais e estaduais de várias regiões do Brasil. O programa promove desafios para produção de receitas criativas, saborosas e saudáveis. Como resultado, os pratos tiveram uma boa apresentação, estavam coloridos e nutritivos, atendendo aos pré-requisitos estipulados pela equipe SEMEC. A disputa foi acirrada, com pequena diferença de pontos entre as candidatas", explicou Cintia. 
 
Segundo a cozinheira Marilene Barreto, vencedora da etapa em Teresina, a disputa foi difícil, pois todas as amigas de profissão se empenharam em fazer o melhor. “Uma emoção me invadiu. Agradeço aos meus colegas do Centro Municipal Infantil Thereza Christina que ficaram na torcida. Foi bem difícil superar minhas colegas merendeiras. Elas são ótimas e cozinham muito bem”, comemorou Marilene Pires Barreto. 
 
Concurso 
 
Para a competição, a Divisão de Nutrição/SEMEC escolheu os pratos regionais Maria Isabel e Paçoca para serem preparados pelas participantes. A decisão pelos pratos se deu por serem refeições que contemplam todos os ingredientes utilizados na alimentação escolar, assim como os ingredientes que são itens da agricultura familiar. Dentre as cinco candidatas participantes, foram escolhidas três, sendo a primeira colocada escolhida para o reality, com expectativa de início após o feriado de Carnaval. As demais ficarão de sobreaviso em caso de a primeira colocada não possa cumprir a prova por algum motivo de saúde. 
 
Resultado: 
1ª colocada: Marilene Pires Barreto – CMEI Tereza Cristina 
2ª colocada: Maria da Saúde Brito Soares – CMEI Joel Mendes 
3ª colocada: Josileide Mascena da Silva – E.M. Humberto Reis da Silveira 
 

Comentários