Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


UNINASSAU Redenção passa a ser ponto de coleta e descarte de medicamentos

Segundo Conselho Federal de Farmácia, Brasil é o 7º país que mais consome medicamentos no mundo e a maior parte dos remédios são descartados de forma errada
Assessoria de comunicação Por: 03/11/2021 - 15:43 - Atualizado em: 04/11/2021 - 15:45
UNINASSAU Redenção passa a ser ponto de coleta e descarte de medicamentos

Por Ricardo Mousinho.

 

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) afirma que, aproximadamente, 14 mil toneladas de medicamentos vencem anualmente e que 20% deles sãdescartados de forma irregular, isto é, no lixo comum, esgoto ou diretamente no solo. A fim de colaborar na prevenção da contaminação do meio ambiente, a Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, disponibiliza a unidade como ponto de coleta de medicamentos na validade e descarte de remédios vencidos. 

 

Sendo o 7º país que mais consome medicamentos no mundo, o Brasil precisa se colocar numa posição de responsabilidade quanto adespejo desses produtos. Como explica o farmacêutico e professor do curso de Farmácia da UNINASSAU Redenção, Roberto Gomes, a proposta da Faculdade é inserir a comunidade acadêmica também nessa missão. "Quando descartados de maneira inadequada, os medicamentos podem chegar a um aterro sanitário e, por serem tóxicos, contaminarão o lençol freático, rios, lagos e oceanos. Por isso, desenvolvemos um projeto que objetiva despertar no nosso alunado a responsabilidade socioambiental, o uso correto e o descarte desses medicamentos. O projeto obedece às diretrizes instituídas pela legislação em vigor sobre descarte de medicamentosDecreto Nº 10.388, de 5 de junho de 2020, que regulamenta o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou edesuso, de uso humano, industrializados e manipulados, e de suas embalagens após o descarte pelos consumidores", explica Roberto. 

 

Ainda de acordo com o farmacêutico, todo o material recebido será avaliado pelos professores e alunos do curso para que haja a destinação correta. Quando vencidos, os medicamentos serãenviados à empresa de descarte contratada pela unidade, caso estejam na validade, serãenviados para a Farmácia da Maria, unidade que doa medicamentos para pacientes com câncer de mama. "Os medicamentos em uso passarão por uma triagem feita pelos alunos e os vencidos serãdescartados junto a empresa que faz a coleta de resíduos sólidos gerados pela Instituição. Além disso, alunos usarão o material como fonte de dados para pesquisas científicas e, com a participação de todos os interessados, outros dados tambéserão colhidos e gerarão informaçõeacerca de todos os hábitos que envolvam o uso racional e descarte de medicamentos", finaliza o professor Roberto Gomes.  

A Faculdade UNINASSAU Redenção assume aaçõede trabalho como Responsabilidade Social de forma permanente e contínua, com o apoio do curso de Farmácia da Instituição. Assim, o ponto de coleta encontra-se disponível para toda a população e tem como parceira a Farmácia da Maria, a fim promover um impacto imediato da ação com a população teresinense. O endereço para descarte é Rua Dr. Otto Tito 1771 - Redenção, com funcionamento em horário comercial. 

 

 

Comentários