
Por Ricardo Mousinho.
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) afirma que, aproximadamente, 14 mil toneladas de medicamentos vencem anualmente e que 20% deles são descartados de forma irregular, isto é, no lixo comum, esgoto ou diretamente no solo. A fim de colaborar na prevenção da contaminação do meio ambiente, a Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, disponibiliza a unidade como ponto de coleta de medicamentos na validade e descarte de remédios vencidos.
Sendo o 7º país que mais consome medicamentos no mundo, o Brasil precisa se colocar numa posição de responsabilidade quanto ao despejo desses produtos. Como explica o farmacêutico e professor do curso de Farmácia da UNINASSAU Redenção, Roberto Gomes, a proposta da Faculdade é inserir a comunidade acadêmica também nessa missão. "Quando descartados de maneira inadequada, os medicamentos podem chegar a um aterro sanitário e, por serem tóxicos, contaminarão o lençol freático, rios, lagos e oceanos. Por isso, desenvolvemos um projeto que objetiva despertar no nosso alunado a responsabilidade socioambiental, o uso correto e o descarte desses medicamentos. O projeto obedece às diretrizes instituídas pela legislação em vigor sobre descarte de medicamentos: Decreto Nº 10.388, de 5 de junho de 2020, que regulamenta o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, de uso humano, industrializados e manipulados, e de suas embalagens após o descarte pelos consumidores", explica Roberto.
Ainda de acordo com o farmacêutico, todo o material recebido será avaliado pelos professores e alunos do curso para que haja a destinação correta. Quando vencidos, os medicamentos serão enviados à empresa de descarte contratada pela unidade, caso estejam na validade, serão enviados para a Farmácia da Maria, unidade que doa medicamentos para pacientes com câncer de mama. "Os medicamentos em uso passarão por uma triagem feita pelos alunos e os vencidos serão descartados junto a empresa que faz a coleta de resíduos sólidos gerados pela Instituição. Além disso, alunos usarão o material como fonte de dados para pesquisas científicas e, com a participação de todos os interessados, outros dados também serão colhidos e gerarão informações acerca de todos os hábitos que envolvam o uso racional e descarte de medicamentos", finaliza o professor Roberto Gomes.
A Faculdade UNINASSAU Redenção assume as ações de trabalho como Responsabilidade Social de forma permanente e contínua, com o apoio do curso de Farmácia da Instituição. Assim, o ponto de coleta encontra-se disponível para toda a população e tem como parceira a Farmácia da Maria, a fim promover um impacto imediato da ação com a população teresinense. O endereço para descarte é Rua Dr. Otto Tito 1771 - Redenção, com funcionamento em horário comercial.
Comentários