Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


UNINASSAU recebe seminário sobre combate à sífilis

Ação teve como objetivo atualizar os profissionais de enfermagem e contou com a presença do secretário de Saúde do Recife
Assessoria de Comunicação Por: Ruda Braga 05/10/2018 - 17:20
Imagem mostra pessoas sentadas à mesa
A sífilis é uma doença infectocontagiosa transmitida principalmente pela via sexual
A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife recebeu o Primeiro Seminário de Enfrentamento à Sífilis, ação voltada para enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem da rede municipal. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde do Recife, aconteceu na última quarta-feira (3), no auditório Roque de Brito, no Bloco B da Instituição de Ensino Superior (IES) e contou com a presença do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.
 
Além da participação da Prefeitura da Cidade, a iniciativa contou também com o apoio do Ministério da Saúde, da Coordenação de DST/HIV da Secretaria de Saúde de Pernambuco e do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE). A ação teve como objetivo orientar sobre as formas de abordagens dos profissionais com os pacientes, além de compartilhar conhecimento sobre a doença que tem crescido cada vez mais na região.
 
Segundo a diretora adjunta de estágio do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU, Raquel Porto, a ação é de extrema importância no combate à sífilis. “Essas ações ajudam a diminuir a incidência da sífilis no Recife. Os profissionais de enfermagem têm um papel fundamental no combate à doença, pois são os responsáveis pela atenção primária aos pacientes”, afirmou. Para ela, os profissionais da área devem estar preparados para lidar com a situação. “Os enfermeiros devem se atualizar sobre qualquer assunto relacionado à saúde, principalmente para esclarecer os seus pacientes sobre medidas preventivas na área. É importante que todos saibam que a sífilis tem cura”, finalizou.
 
Para a gerente de unidade de formação na saúde da Secretária Municipal de Saúde do Recife, Valderez Ribeiro, descobrir a doença o quanto antes é muito importante para o tratamento. “Precisamos conscientizar os profissionais e a população sobre a prevenção da doença, mas também sobre a realização do teste, que é simples e pode ser feito pelos enfermeiros e dentistas. As pessoas não precisam ter vergonha de falar sobre o assunto e, por isso, é fundamental que o tema seja desmistificado”, ressaltou.
 
A sífilis é uma doença infectocontagiosa transmitida principalmente pela via sexual. O agente causador da sífilis é a bactéria Treponema pallidum, cujo sintoma mais comum é uma úlcera indolor na região genital. A sífilis é uma doença crônica, porém de fácil tratamento com antibióticos e com elevada taxa de cura.

Comentários