Por: Rosivaldo Vitorino
A UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, no Recife, promoveu o Festival de Ginástica Rítmica, no último sábado (16), no Ginásio de Esportes que fica localizado no Bloco A da Instituição. O evento foi aberto ao público e contou com a participação de mais de 300 ginastas, entre 6 e 17 anos, de diversas escolas da Região Metropolitana.
As apresentações não foram em caráter competitivo, apenas artístico, com notas de desempenho. O objetivo é estimular e promover a prática da modalidade na capital pernambucana, com as atletas e alunas de variados colégios da cidade, levando interação entre o público escolar e universitário, além de descobrir novos talentos do esporte olímpico.
Segundo o coordenador de Esportes do grupo Ser Educacional, Hermógenes Brasil, esta modalidade proporciona inúmeros benefícios e pode ser praticada por crianças de todas as idades. “A ginástica rítmica além de proporcionar flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e melhorar a postura, é um esporte muito bonito. E por meio da Coordenação de Esportes, a instituição sempre procura fomentar a prática de atividades físicas que possam melhorar a vida das crianças e adolescentes. ", explica.
Ainda de acordo com Hermógenes Brasil, o Festival de Ginástica, que faz parte do calendário de programações esportivas da instituição, contribui ainda com o crescimento do cenário local. “O festival começou em 2017, e este evento reforça o comprometimento da UNINASSAU com o esporte e com o desenvolvimento social. O esporte está inserido na instituição desde que ela foi criada, e hoje, a ampliação, a adesão de outras modalidades como a ginástica rítmica mostra o quando acreditamos no poder do desporto", afirma.
GINÁSTICA RÍTMICA
A modalidade é uma junção de técnicas presentes no balé, dança teatral e ginástica que devem ser mescladas de maneira fluída e em harmonia com a música, além do manejo de objetos como corda, arco, maças e fita. As apresentações podem ser coletivas ou individuais e ao final, os competidores são avaliados pelos juízes por meio de notas. A Ginástica Rítmica esteve presente pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.
Comentários