
A Faculdade UNINASSAU João Pessoa iniciou a programação referente a campanha “Setembro Amarelo”, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. A abertura das atividades alusivas à campanha acontece nesta sexta (04), com a live “O sentido e o valor da vida como prevenção ao suicídio, proferida pelo psicólogo Thiago Avellar de Aquino e transmitida pelo instagram @uninassau.jp, a partir das 18h30.
Entre as ações realizadas estão a alteração da iluminação da fachada do prédio da Instituição para a cor amarela, além de palestras remotas com escolas públicas e privadas, para discutir a temática com alunos e professores. Dentro da programação constam ainda lives com representantes do Centro de Valorização da Vida – CVV, no dia 10 de setembro, além de encontros com membros da secretaria estadual e municipal de saúde, nos dias 17 e 24 de setembro, respectivamente.
Para o coordenador do curso de Psicologia da UNINASSAU João Pessoa, Sócrates Pereira, o “Setembro Amarelo” representa o mês em que é trabalhada a temática de preservação da vida, sobretudo pensando na problemática do suicídio. “A proposta das discussões é trabalhar a saúde mental como um todo, focando na prevenção ao suicídio e a UNINASSAU também está engajada nessa campanha, seja através da mudança na cor do prédio ou com as lives oferecidas, para debater o assunto de forma ampla durante todo o mês”, afirmou.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 800 mil pessoas no mundo tiram a própria vida todos os anos, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, a taxa de suicídio aumentou 7% para cada 100 mil habitantes, um índice maior do que a taxa mundial que registrou queda de 9,8%, fazendo com que o suicídio atualmente seja a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
Comentários