
Na última sexta-feira (08), a Faculdade UNINASSAU Feira de Santana realizou uma palestra com o tema “Câncer de boca – fatores de riscos, medidas preventivas e diagnóstico precoce”. O evento foi voltado para os estudantes do 1º semestre do curso de Farmácia e que cursam a disciplina Saúde Coletiva. A atividade foi apresentada pela cirurgiã-dentista, mestre e doutoranda em Saúde Coletiva, Marília Amorim.
Segundo a coordenadora dos cursos de Saúde da UNINASSAU Feira de Santana, Katarina Galvão, é preocupante o câncer ser umas das principais causas de mortalidade em todo mundo. “É importante manter nossos estudantes atualizados e prepará-los para trabalhar com a promoção da saúde com a sociedade, apresentando os fatores de risco que podem gerar uma enfermidade”, disse.
A respeito do assunto, a palestrante alerta: o exame clínico da boca é simples de ser feito, nós profissionais indicamos que seja realizado a cada 6 meses, principalmente por aqueles adeptos ao fumo ou a bebidas alcóolicas, que são indivíduos que estão no grupo de risco. “A avaliação pode ajudar a detectar a doença antes mesmo dela se manifestar, por isso eu recomendo que toda a população passe a tomar medidas preventivas, afinal quanto antes identificarmos melhor a eficiência do tratamento. O tratamento do câncer de boca é cirúrgico, o objetivo é remover o tumor, além disso é utilizada a radioterapia e quimioterapia em paralelo neste processo”, completou Amorim.
Comentários