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UNINASSAU realiza Orientação Profissional nas escolas

Projeto busca ajudar aluno do ensino médio na escolha da profissão
Assessoria de Comunicação Por: 09/10/2019 - 10:42 - Atualizado em: 09/10/2019 - 10:43
Imagem mostra pessoas conectando quebra-cabeças
Atividade acontece nesta quinta-feira (10)
Por Cybele Morais
 
A Faculdade UNINASSAU João Pessoa, através do Núcleo de Trabalhabilidade, Emprego e Carreiras (NTEC), realiza nas escolas o projeto Pesquisa de Orientação Profissional (POP). A atividade busca promover uma orientação vocacional aos alunos do ensino médio, principalmente, àqueles que são concluintes. As ações são realizadas nas escolas parceiras da Instituição e nos colégios que solicitam a orientação.
 
O Projeto tem o objetivo de mostrar aos estudantes como as influências externas podem impactar na escolha da profissão e de que forma eles podem tomar a decisão por determinada carreira profissional, baseado apenas nas próprias decisões. Durante as palestras de orientação profissional, são abordados temas sobre parâmetros de escolha na hora de decidir a profissão. Também são discutidas as influências do meio que impactam nesta escolha, como colegas de classe e familiares e a nota, uma vez que muitos alunos escolhem a profissão baseado na nota do Enem.
 
Ao final da palestra, é aplicada a POP com os estudantes, na qual eles respondem 10 questões que, na somatória, irão oferecer um norte para algumas áreas de atuação. Depois disso, é aplicado o Auto Feedback, uma ferramenta de coaching para autoconhecimento que ajuda o aluno a realizar escolhas mais assertivas. Todo o processo, entre a palestra e a aplicação dos testes, dura, em média, uma hora.
 
Para a Analista de Carreiras da UNINASSAU e responsável pelo projeto, Lívia Rodrigues, a pesquisa é uma importante ferramenta que auxilia os alunos na tomada da decisão de que profissão seguir. “Tentamos mostrar a esses estudantes a importância de escolher a profissão baseado apenas nas afinidades de cada um, sem levar em consideração as influências externas”, afirmou.
 

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