
Quem nunca tomou um bom chá ou infusão para aliviar algum tipo de desconforto? Muitas pessoas não sabem que isso é “fitoterapia”, termo bastante discutido entre os farmacêuticos e outros profissionais da saúde. A palavra define, em linhas gerais, os estudos sobre plantas medicinais e suas aplicações na cura de doenças. Para discutir esse tema, a UNINASSAU – Centro Universitário Mauricio de Nassau, em Campina Grande, realiza a terceira edição do Bate Papo Farmacêutico. A atividade acontecerá na próxima sexta-feira (20), às 16h, no campus Estação Velha.
A Fitoterapia é defina pelo Ministério da Saúde como a prevenção e o tratamento de doenças mediante o uso de plantas. Portanto, é um método terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. Esse método constitui uma forma milenar de tratamento, e que vem crescendo ao logo do tempo, principalmente com a confusão que a maioria das pessoas fazem com a homeopatia.
Para discutir sobre formas de tratamento e aplicações, mito x realidade, diferença da homeopatia e outras particularidades, estará presente a doutora em Ciências Farmacêuticas pela USP, Francinalva Dantas de Medeiros. A pesquisadora ainda é mestre em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, e possui vasta experiência profissional na área. O evento é completamente gratuito e direcionado aos estudantes de Farmácia e Bioquímica das Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade, além da comunidade interessada no tema.
Para o coordenador do curso de Farmácia da UNINASSAU, Rômulo Negreiros, a temática do evento traz à tona uma questão importante para as discussões atuais. “Como estamos vivenciando essa terapia milenar?” é a pergunta levantada para nortear o debate que acontecerá entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do ramo farmacêutico da cidade. “É um debate esclarecedor que atualiza profissionais e demais interessados sobre um conhecimento tácito que, de certo modo temos desde os tempos das nossas avós”, completou.
As vagas para o evento são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: farmacia.cg@mauriciodenassau.edu.br. Para outras informações sobre esta e outras atividades, basta telefonar para (83)2101-8940.
Comentários