UNINASSAU realiza I Simpósio Campinense de Logoterapia e Análise Existencial

O estudo da existência humana está no campo de interesses de todas ciências que consideram o conhecimento do homem sobre si mesmo
Assessoria de Comunicação Por: Leonardo Leite 08/11/2018 - 18:44
Imagem mostra auditório durante evento
A Logoterapia estuda o conjunto de características subjetivas

A humanidade sempre procurou dar um sentido à vida e aprofundar-se em sua existência. A base teórica desses estudos está fundamentada na ciência e foi discutida no I Simpósio Campinense de Logoterapia e Análise Existencial, realizado pela UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Campina Grande. O evento aconteceu na última segunda-feira (5), no campus Estação Velha.

Estudantes, pesquisadores e profissionais de Psicologia, Psiquiatria e demais interessados, tiveram a oportunidade de complementar seus conhecimentos e participar do evento que trouxe à tona o tema “Responsabilidade de ser no mundo”. O intuito da atividade foi a discussão de uma teoria científica que propõe a quebra de limites à Psicologia, pois abrange todas as áreas da atividade humana.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU, Elis Amanda, a Logoterapia estuda o conjunto de características subjetivas que representa aquilo que é especificamente humano na pessoa. “Estudar sobre a existência humana, sua liberdade para além das circunstâncias, sua responsabilidade perante algo ou alguém e a autotranscedência é como ser dirigido para além de si, aberto para encontrar sentido em qualquer situação e realizar valores na sociedade”, afirmou.

O tema tratado no Simpósio faz parte de um ciclo de atividades de estudantes e pesquisadores que a coordenação de psicologia promove frequentemente para estudiosos, aberto a comunidade em geral.

Entendendo a logoterapia e análise existencial

A Logoterapia e Análise Existencial é um sistema teórico - prático criado pelo psiquiatra vienense Viktor Emil Frankl, que se tornou mundialmente conhecido a partir de seu livro "Em Busca de Sentido" (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua teoria. A Análise Existencial de Viktor Emil Frankl é uma linha existencial-humanística que busca abarcar sua visão de homem em todas as suas dimensões, a partir da antropologia.