UNINASSAU realiza I Congresso de Gastronomia e Nutrição em Campina Grande

A organização do evento busca unir e enriquecer o mercado gastronômico brasileiro e regional, bem como incentivar a abertura para estas novas propostas
Assessoria de Comunicação Por: Leonardo Leite 19/11/2018 - 11:10
Imagem mostra vários ingredientes
Evento acontece de 19 a 21 de novembro, no campus Estação Velha
De 19 a 21 de novembro, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Campina Grande, realiza o I Congresso de Gastronomia e Nutrição da região. A programação do evento está repleta palestras, aulas shows e mesas-redondas sobre os mercados nacional, internacional e paraibano, uso e valorização do terroir, cozinha saudável, confeitaria, oficinas de gastronomia especializada. As atividades acontecem no campus Estação Velha.

O Congresso de Gastronomia e Nutrição surge na fusão das duas áreas com um único propósito: compartilhar com os participantes o que há de melhor na atualidade e, para isso, fará o congressista passear entre a tradição, inovação e pesquisa; temática que norteia esta primeira edição. Na ocasião, a organização busca unir e enriquecer o mercado gastronômico brasileiro e regional, bem como incentivar a abertura para estas novas propostas.

Para a coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia da UNINASSAU, Janemary Malheiro, “o Congresso busca trazer o que existe de mais inovador nas áreas da Gastronomia e Nutrição. Será um momento único, onde traremos para Campina Grande os melhores profissionais da área de alimentação. Será a junção entre o equilíbrio nutricional dos alimentos e o requinte gastronômico. A UNINASSAU mais uma vez será pioneira e trará para nossa cidade um evento que vai mostrar o valor cultural que a alimentação tem em nossa região”, afirmou.

De acordo com a estudante Sâmia Tavares, do 4º período de Gastronomia da UNINASSAU, o Congresso de Gastronomia e Nutrição é um sonho que surgiu no coração de alguns alunos e professores de Gastronomia da cidade. “Trabalhamos muito no último semestre para que fosse, de fato, algo intimista, que unisse as duas áreas, e fizesse com que o público se sentisse em casa, batendo um papo com um amigo enquanto tomam um café”, detalha.

Sâmia ainda comenta sobre a oportunidade de participar um evento desse porte. “É de extrema importância para nós, enquanto alunos, esse intercâmbio de conhecimento com profissionais que há muito estão no mercado. Não esquecemos a parte científica, na qual temos oportunidade de apresentar nossas pesquisas e conhecer a de outras pessoas. Falar, ouvir e vivenciar sobre tradição, inovação e pesquisa nessas duas áreas nos abre um leque de possibilidades e nos fará alçar voos que antes desconhecíamos”, completou.

O evento conta com a presença de empresários, chefs locais e internacionais, integrante do programa de televisão Master Chef e do Convivium Slow Food Parahyba. As inscrições podem ser feitas com a coordenação do curso de Nutrição e Gastronomia. Para outras informações, basta telefonar para (83)2101-8915. O campus Estação Velha da UNINASSAU Campina Grande está localizado na Rua Antônio Carvalho de Sousa, 295 – em frente ao Fórum do município.

Confira, abaixo, a programação do evento:

19 de novembro
15h - Inscrição, credenciamento e recebimento de materiais
17h - Aula show - Chef Mirna Gomes - MASTER CHEF PROFISSIONAIS 2
19h - Solenidade de abertura - Palestra - M.ª Ingrid Guerra e Chef Nilson Chaves
21h - Encerramento

20 de novembro
9h - Palestra: Nilson chaves – RESTAURANTE OTEQUE – RJ
10h - Intervalo
10h30 - Aulas Show
Aula show 1 - Chef Nilson Chaves - Rio de Janeiro
Aula show 2 - Shirley Galdino - Campina Grande
Aula show 3 - Chef Iracema Bertoco – Centro Europeu – com a participação de Bárbara Freire, empresária
Aula show 4 - Chef Adriana Cook - João Pessoa
12h - Intervalo para o almoço
13h30 - Apresentação de trabalhos
15h30 - Aula show (simultâneas) - Chef Rafael Dantas – RESTAURANTE ComFusão, Tânia Bastos - Que Seja Doce GNT e Paulo Barbosa - RESTAURANTE La Cuccina
17h - Intervalo
18h30 - Palestra Iracema Bertoco - Curitiba
20h – Mesa-redonda - Convidados: Adilson Santana, Tadeu Rena Valente e nutricionista.
21h30 - Encerramento

21 de novembro
9h - Palestra - Convidados: Dr Leconte de Lisle Coelho Júnior - Psicólogo e Rafaela Almeida - Psiquiatra.
10h - Intervalo
10h30 - Aulas Show –
Aula show 1- Chef Adilson Santana - João Pessoa
Aula show 2- Chef Ignacio Ramiro - ESPANHA
12h - Intervalo para o almoço
13h30 - Retomada
14h - Aula Show (simultâneas) - Samir Heckert, Ricardo Cândido e Adriana Vanusa (Gastronomia Funcional)
17h - Intervalo
18h - Retomada
18h30 - Palestra - Convidados: Dr. Djalma Marques e Dra Fátima Fonseca
20h – Mesa-redonda
Participantes: Rafael Dantas, Samir Heckert e Ignacio Ramiro.
21h30 - Encerramento