
Por André Victor Campos.
A UNINASSAU Digital realiza, no dia 25 de outubro, um evento sobre como é realizado o Exame Papanicolau, o rastreio e diagnóstico precoce do Câncer de Colo do Útero. A palestra é aberta para toda a sociedade, gratuita e ocorre de forma virtual na plataforma BlackBoard, a partir das 19h.
O Exame Papanicolau, também chamado de Esfregaço Cervicovaginal ou Colpocitologia Oncótica Cervical, é o procedimento médico que realiza o recolhimento da secreção do colo do útero e da vagina para analisar as células da região. Este é o principal exame para a identificação precoce de Câncer de Colo de Útero, que no ano passado, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima mais de 16 mil casos registrados.
Juliana Gonçales, coordenadora do curso de Biomedicina da UNINASSAU Digital, afirma a importância da palestra. “O evento irá abordar os aspectos para realização do Exame Papanicolau, discutindo sobre as diferentes alterações celulares que ocorrem, bem como os aspectos da classificação utilizada para o diagnóstico. Essa palestra é importante para todos os profissionais de saúde, incluindo os responsáveis técnicos dos exames, como biomédicos e farmacêuticos, os enfermeiros e outras profissões que possam atuar na saúde da mulher”, disse.
Para ministrar o evento foi convidada Jéssica de Andrade Gomes Silva, biomédica, mestre em Morfotecnologia, especialista em Citologia Clínica e doutoranda em Inovação Terapêutica.
Os interessados em participar do evento devem se inscrever pelo site https://extensao.uninassau.edu.br até o dia 25 de outubro.
Comentários