
Por Rafaela Quintino.
Nesta sexta-feira (19), às 19h30, a UNINASSAU Paulista, por meio do curso de Pedagogia, realiza o evento “Consciência Negra para um Pedagogia Antirracista”. A palestra tem o intuito de iniciar um processo de sensibilização, tornando os profissionais mais conscientes. Foram disponibilizadas 300 vagas para os estudantes da Instituição.
O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído pela Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011, e é celebrado no dia 20 de novembro, fazendo referência à data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. A data é um símbolo de reflexão para que a população possa desconstruir o racismo estrutural no Brasil e inserir o negro na sociedade, oferecendo direitos iguais e tornando-o livre de qualquer tipo de opressão.
Gleydson Rocha, coordenador do curso de Pedagogia da UNINASSAU Paulista, ressalta a importância do evento. "O pragmatismo racial vem assolando todos os campos de atuação, incluindo a Pedagogia. Por isso, é importante que os pedagogos se posicionem para quebrar esses paradigmas massificadores, sendo necessária uma desconstrução diária", afirma.
Comentários