Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNINASSAU realiza curso de Perícia Criminal

O perito pernambucano Henrique Tabosa ministrará o curso de extensão na sede da Faculdade, no próximo sábado (30), das 8h às 17h
Assessoria de Comunicação Por: Berg Braga 28/09/2017 - 10:50
Imagem mostra pessoas trabalhando em um laboratório
A iniciativa é da coordenação da graduação em Biomedicina da Instituição
A Faculdade UNINASSAU Caruaru realiza, no próximo sábado (30), das 8h às 17h, o curso de extensão de curta duração ‘’Perícia Criminal e Análise de Manchas de Sangue: Teoria e Prática’’. A iniciativa é da coordenação da graduação em Biomedicina da Instituição, em parceria com o perito Henrique Tabosa, que ministrará a atividade. 
 
O objetivo do curso é trabalhar com os estudantes as várias áreas de atuação do profissional Perito Criminal, trazendo atividades teóricas, casos reais e atividades práticas, com discussões e aprofundamentos dos tópicos. O conteúdo propõe discutir as possibilidades de análise pericial em casos reais, analisar a toxicologia forense e drogas psicotrópicas (como o crack), debater sobre locais de homicídios, analisar manchas de sangue, entre outras abordagens.
 
A coordenadora do curso de Biomedicina da UNINASSAU Caruaru, Keilla Paz, ressalta a importância de a Faculdade receber este curso. “Esta será uma excelente oportunidade para aprofundar os conhecimentos na área de Perícia Criminal. O conteúdo que será apresentado durante a aula traz uma abordagem bastante prática e isso é muito valioso para os nossos estudantes, uma vez que a aprendizagem se torna mais acessível quando utilizamos casos reais”, explica.
 
O público-alvo são os estudantes de Biomedicina e profissionais das áreas de saúde, exatas e humanas. Os interessados em participar podem fazer a inscrição por meio do site.
 
Confira aqui o conteúdo programático completo do curso:
 
1. Conhecendo as Ciências Forenses e à Perícia Criminal
 
2. Qual o contexto dos profissionais de saúde, exatas e humanas dentro da Perícia Criminal?
 
3. Como os Bacharéis em Direito podem explorar o instrumento chamado Laudo Pericial: potencialidades e limitações. Aprenda a direcionar suas petições para os Peritos Criminais.
4. Resolução de Casos Reais (com Fotos)
 
5. Toxicologia Forense, Social e analítica das principais drogas de abuso (aspectos fisiológicos, bioquímicos e clínicos):
-Maconha, crack, cocaína, etanol, tabaco, LSD, ecstasy, rivotril (clonazepam), heroína, chumbinho (carbamatos/organofosforados) e novas drogas sintéticas.
 
6. Introdução a Tanatologia
-Principais Fenômenos Cadavéricos (com Fotos de Casos Reais): Fenômenos abióticos imediatos, consecutivos e transformadores;
-Principais tipos de ferimentos encontrados nas cenas de crime (com Fotos de Casos Reais);
 
7. Estudo do sangue humano e suas características in vivo e ex vivo
 
8. Análise de Manchas de Sangue encontradas em Locais de Crime (com Fotos de Casos Reais);
 
9. Resolução de Casos Reais (com Fotos)
 
10. Oficina de produção de lesões por projétil de arma de fogo para discussão sobre os tipos de ferimentos encontrados nas vítimas em Cenas de Crime (Parte Prática)
 
11. Elaboração de linhas de disparo de arma de fogo (Parte Prática)
 
12. Estudo de padrões de manchas de sangue (Parte Prática)
 
13. Reconstituições de marcas deixadas em casos de arrombamento para definição de compatibilidade de instrumentos (Parte prática)
 
14. Reconstituições de marcas de pegadas deixadas em locais de crime (Parte prática)

Comentários