
Por João Milton
No dia 25 de abril, o UNINASSAU — Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, realiza o 3° Concurso de Cobogó. O evento é exclusivo para os estudantes da disciplina de Maquetes do curso de Arquitetura e Urbanismo. Sob orientação das professoras Ana Maria Maciel e Andréa Reis, os alunos precisam construir um modelo de cobogó para, em seguida, desenvolver a peça concretamente.
“Esse é um projeto multidisciplinar que mobiliza os estudantes na construção de cobogós, algo tão comum no Recife. É uma forma de eles aperfeiçoarem suas habilidades utilizando esse marco histórico da nossa cidade. O clássico elemento vazado continua sendo aplicado nos projetos de arquitetura, seja como elemento construtivo que auxilia no conforto do ambiente, filtrando luz solar e permitindo a ventilação, ou como elemento estético de composição”, conclui Andréa Reis, professora de Arquitetura e Urbanismo da UNINASSAU Graças.
Os critérios para a definição do melhor cobogó são: criatividade, originalidade, exequibilidade, acabamento do modelo e beleza. Alunos, professores e demais pessoas da comunidade acadêmica podem participar da votação. A exposição dos modelos acontece na Instituição de Ensino Superior, localizada na Rua Guilherme Pinto, 114 — Graças, Recife.
Comentários