UNINASSAU realiza campanha para o descarte correto de medicamentos

Unidades Cabo e Piedade estão envolvidas na ação até o dia 6 de junho
Assessoria de Comunicação Por: Melissa Fernandes 22/05/2018 - 08:46
Imagem mostra várias capsulas de remédios
É preciso alertar os estudantes e a população quando aos ricos da automedicação

Em alusão ao “Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos” os estudantes do curso de Farmácia das Faculdades UNINASSAU Piedade e Cabo estão realizando, até o dia 6 de junho, uma ação de prevenção e sensibilização quanto aos perigos relacionados à automedicação, ao uso indiscriminado de medicamentos sem prescrição e a importância do descarte correto de remédios vencidos.

Durante esse período, os futuros profissionais farmacêuticos vão realizar vistas às turmas de todos os cursos das unidades para uma abordagem sobre o tema e para informar sobre os pontos de coleta disponíveis nas faculdades. As lixeiras para o descarte de medicamentos inutilizados estão sinalizadas com um banner da campanha.

Para a professora do curso Farmácia da UNINASSAU, Sellen Feitosa, é preciso alertar aos estudantes e toda população quando aos ricos da automedicação e do uso de medicamentos vencidos. “Temos o objetivo de alertar quanto os riscos à saúde causados pela automedicação, tendo em vista que o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por medicamentos. A UNINASSAU reconhece a necessidade de incentivar o Uso Racional de Medicamentos”, relata.

A professora fala ainda sobre os transtornos que o descarte de medicamentos em lixo comum pode causar para a população. “Nossa instituição preocupa-se com a importância do descarte correto de medicamentos que, se for realizado pelo esgoto e pelo lixo comum, faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos e causar vários problemas de saúde”, completa.

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Segundo informações do Ministério da Saúde, a automedicação traz grandes riscos à saúde, como dependência, intoxicação e até mesmo a morte. “Doenças renais, hepáticas, úlcera, gastrite entre outras podem ser ocasionadas pelo uso irracional de medicamento”, alerta a professora Suellen. A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 05 de maio como sendo o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos e, para lembrar a data, foi instituído o Desafio Global para a Segurança do Paciente, que tem como meta reduzir, nos próximos anos, 50% os danos graves e evitáveis associados ao uso abusivo e inadequado de medicamentos.