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UNINASSAU realiza atividade sobre Febre Amarela

Estudantes de pós-graduação em microbiologia participam de experiências inovadoras ao ar livre na aprendizagem de saúde e controle de endemias
Assessoria de Comunicação Por: Leonardo Leite 22/02/2018 - 10:12 - Atualizado em: 22/02/2018 - 10:36
A imagem mostra o mosquito da febre amarela
UNINASSAU realiza atividade sobre Febre Amarela
Diante das polémicas recentes geradas sobre surtos de Febre Amarela no país, a coordenadora do curso de Pós-Graduação em Microbiologia da UNINASSAU Campina Grande promove neste sábado (24), uma aula de simulação de surtos para os estudantes. A atividade terá inicio às 9h, no Parque da Criança.
 
O objetivo da aula é de trazer ao cotidiano dos estudantes a vivencia em casos reais de atendimento e ações táticas de saúde para limitação de surtos de doenças infectocontagiosas. A simulação de casos de febre amarela que acomete animais, frequentemente símios (macacos), servirá para treinar o passo a passo adequado no caso de um surto. Os profissionais de saúde irão aprender técnicas e teorias com o Médico veterinário e coordenador do curso de medicina veterinária da faculdade UNINASSAU, Osvaldo Barbosa.
 
Para o professor da Instituição é importante desmistificar a crença de que os macacos transmitem a doença. “Os frequentes ataques que os animais vêm sofrendo em alguns lugares do país estão completamente equivocados. O transmissor da enfermidade é um mosquito, tal como a dengue, o Zica vírus, entre outras. Os macacos são apenas vítimas, assim como o homem”, afirmou.
 
“Se um macaco é encontrado morto em área urbana e constatado que o motivo foi febre amarela esse é um dos indícios de que devemos iniciar operações de saúde para eliminar a doença. Para o bem ou para o mal, este caso serve de termômetro para que os profissionais de saúde possam estudar como podemos diminuir o risco de endemias”, completou.
 
De acordo com a coordenadora da Pós-graduação em Microbiologia da UNINASSAU, Morgana Nóbrega, durante a atividade os 25 estudantes irão viver uma nova experiência nos estudos sobre saúde. “Os alunos serão divididos em três grupos que trabalham entendimento, avaliação e tratamento adequados para cada caso especifico de estudo”, citou.
 

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