UNINASSAU realiza abertura do IV Congresso Multidisciplinar de Saúde

Programação acontece até este sábado, no Hotel Praia Centro
Assessoria de Comunicação Por: Diogo Cordeiro 26/04/2019 - 00:00 - Atualizado em: 29/04/2019 - 10:27
A Faculdade UNINASSAU Fortaleza deu início na manhã desta sexta-feira, 26 de abril, ao IV Congresso Multidisciplinar de Saúde. O tradicional Congresso da Instituição de Ensino Superior (IES) tem como tema central “Abordagens Clínicas e seus Desafios”, e até este sábado (27), abriga estudantes e profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Biomedicina e Psicologia. A programação está sendo sediada no Hotel Praia Centro, na capital cearense.

A conferência de abertura foi iniciada às 10h, e contou com mais de 500 congressistas nas mais diversas áreas da saúde. O primeiro momento da cerimônia foi marcado pela entrega da Comenda Maurício de Nassau, conferida a diversas personalidades da região, feita pelo diretor geral da UNINASSAU Fortaleza, Marcus Ponte.

No campo da Enfermagem, a personalidade agraciada foi a enfermeira Milvia Maria Colares Peres. Já na área da Nutrição, recebeu a Comenda Maurício de Nassau a nutricionista e autora de livros, Ana Cristina Wolf Martins. A terceira personalidade que recebeu a Comenda foi da área da Psicologia, a psicóloga e professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, Alessandra Silva Xavier. Do curso de Fisioterapia, a homenagem foi concedida ao fisioterapeuta e membro do Conselho de Fisioterapia, Flávio Feitosa Pessoa de Carvalho.

A quinta personalidade com a Comenda Maurício de Nassau foi do curso de Biomedicina, o biomédico Jannison Cavalcante Ribeiro. No campo da Farmácia, recebeu a homenagem o farmacêutico clínico José Márcio Machado Batista. Por fim, também foi agraciada com a Comenda a biomédica Ticiane Araújo. Após o momento, o diretor da UNINASSAU Fortaleza realizou o discurso de abertura e ressaltou a relevância do IV Congresso Multidisciplinar de Saúde.

“É uma honra para nós como Instituição de Ensino promover mais uma jornada do Congresso de Saúde, fomentando o conhecimento, novos aprendizados, networking e atualização de saberes nas mais diversas áreas da saúde”, disse. Após o momento, os congressistas assistiram a palestra de abertura do Congresso, realizada pela doutora Thereza Maria Magalhães, com o tema “Tecnologias em saúde, desafios em sua criação e validação”.

No início da tarde, os participantes iniciaram a apresentação de trabalhos científicos em todas as áreas da programação. Além disso, cada Congresso foi dividido em quatro espaços para alocar as áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Farmácia e Psicologia. No Congresso de Enfermagem, a primeira palestra do dia teve como tema “Contribuição de estudos experimentais para a prática clínica do enfermeiro”, ministrado pela profissional Neida Luiza Pellenz.

No campo da Psicologia, foram debatidos os desafios das políticas públicas de saúde, com a contribuição da psicóloga Alessandra Xavier. No Congresso de Fisioterapia e Nutrição, as discussões foram voltadas para os tratamentos estéticos, a partir da fala da profissional Mirtes Alves. Já no Congresso de Biomedicina e Farmácia, o foco da palestra foram os biomarcadores moleculares e prognósticos de doenças tropicais.

A programação do IV Congresso Multidisciplinar de Saúde terá continuidade neste sábado, a partir das 08h, com mais de 30 atividades entre palestras e mesas-redondas, com intuito de desenvolver o tema central.

Galeria: