
A UNINASSAU - Centro Universitário Mauricio de Nassau Salvador, unidade Pituba, promove neste sábado (20), a primeira edição do “Simpósio de Educação Inclusiva, possibilidades na escola e no esporte”. O evento acontece das 8h às 17h e tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância da inclusão dos estudantes com necessidades especiais na escola regular e os benefícios do esporte no seu desenvolvimento. As inscrições são gratuitas e a entrada é um quilo de alimento não perecível
O evento será dividido em duas partes, com diversas palestras com profissionais da área e depoimentos de indivíduos com deficiência que irão comentar suas experiências pessoais. No primeiro momento, os professores irão discutir a temática a partir de teorias, práticas e experiências. Logo após, a mesa “Nada sobre nós, sem nós”, terá a participação de famílias que irão desmistificar e compartilhar histórias de sucessos.
No segundo momento, irão ser realizadas oficinas práticas que objetivam exercitar o conhecimento. O público terá a oportunidade de participar das oficinas: Libras (língua para deficientes auditivos); O uso de recursos manipuláveis em aulas inclusivas; Oficina de calça da vovó (utilizada por crianças com microcefalia).
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da UNINASSAU, Roberta Carmo, o evento é importante para promover o conhecimento e sensibilizar a comunidade, além de ajudar quem precisa. “A ideia de investir na interdisciplinaridade entre esporte e educação, enriquece a proposta de sensibilizar e informar aos nossos participantes as possibilidades das pessoas com deficiências, fortalecendo a reflexão que os desafios da inclusão, são postos pela sociedade e barreiras encontradas. Com certeza, teremos um dia muito produtivo e interessante. Vale a pena participar”, afirma.
A UNINASSAU fica localizada na Rua dos Maçons, n° 364, Pituba (próximo a 16ª delegacia de polícia). As inscrições devem ser feitas no site https://extensao.uninassau.edu.br/
Comentários