Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


UNINASSAU promoveu Encontro Multidisciplinar de Pesquisa

Evento aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro e contou com palestras e exposição de trabalhos
Assessoria de Comunicação Por: 26/10/2023 - 16:32 - Atualizado em: 31/10/2023 - 13:07

Por Breno Leal

O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió promoveu, nos dias 23 e 24 de outubro, o II EMUP - Encontro Multidisciplinar de Pesquisa. O evento contou com exposição de banners de Projetos de Iniciação Científica (PIC) e Ligas Acadêmicas, além de palestras e publicação de resumos expandidos.

A coordenadora acadêmica da UNINASSAU Maceió, Michele Lopes, explicou que essa foi a retomada do encontro após o período de pandemia e que novas edições deverão acontecer nos próximos anos. “A proposta desse evento é explicar para o estudante, de forma simplificada, o que é pesquisa, ressaltando sua importância e o quanto é primordial na vida acadêmica”, afirmou.

No primeiro dia de evento, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), Fábio Guedes, fez uma palestra sobre contexto e políticas públicas para a pesquisa em Alagoas. Em seguida, a advogada Bruna Sales Moura falou sobre humanização no parto e violência obstétrica.

No mesmo dia, à noite, o assessor especial da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Francisco Abud, abordou a transformação digital no serviço público de Alagoas. Mauro Carneiro, mestrando em Governança de TI, palestrou sobre governança de TI em pequenas e médias empresas.

Já o segundo dia do evento começou com uma mesa-redonda acerca do tema "Saúde infantil em pesquisa - nutrição, fisioterapia e saúde mental no contexto da infância", com a nutricionista Myrtis Bezerra, a psicóloga hospitalar Vanessa Ferry, a enfermeira Lhayse Lopes e a fisioterapeuta Maria de Fátima Reys.

Fechando a programação, o coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UNINASSAU Maceió, Allan Nogueira, abordou a importância do comitê de ética para a pesquisa. Em seguida, houve apresentação dos Projetos de Extensão Extracurriculares de 2023.2 e dos Projetos de Iniciação Científica de 2022 e 2023.

"Esse momento é relevante, pois um novo ciclo de Pibic será iniciado. Além disso, dar o pontapé nas abordagens de produção acadêmica é necessário", destacou Allan Nogueira.

Comentários