Por Lívia Monteiro
Na última segunda-feira (18), o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte, por meio do curso de Terapia Ocupacional, promoveu a roda de conversa “Down Day”. O evento contou com a participação de pais, cuidadores e crianças com Trissomia do Cromossomo 21. Ele faz parte do calendário social acadêmico do grupo Ser Educacional e busca incentivar o debate e a inclusão de pessoas que possuem a Síndrome de Down.
Em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o La Plaza Shopping, o evento teve a participação de grandes personalidades de áreas multidisciplinares que atuam no tratamento de pacientes com T21, como a neuropsicopedagoga Ana Elizabeth Dantas, a assistente social da APAE de Juazeiro do Norte Layne Antunes de Carvalho Rodrigues e a psicóloga Evelyn Luísa Ribeiro. Houve ainda apresentação cultural de alunos da APAE e uma momento de brincadeiras dedicado às crianças com Trissomia do 21.
A Terapia Ocupacional é uma área que pode ajudar desde os primeiros anos de vida até a fase adulta para que os pacientes consigam desempenhar com autonomia e independência as atividades do dia a dia. “Eventos como esse mostram o quanto é importante entendermos a diversidade humana e o quanto se faz necessário o respeito, acolhimento, a empatia e inclusão”, afirmou Paula Dias Sampaio, coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da UNINASSAU e responsável pela organização do evento.
Comentários