
Por Renato Araújo
O UNINASSAU- Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande promoveu, na última sexta-feira (25), uma roda de conversa com o tema “Além das barreiras: o impacto transformador da inclusão no socioemocional de pessoas com TEA". O momento reuniu docentes dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Psicologia, Educação Física e Pedagogia da Instituição.
A roda de conversa ainda integrou a programação do projeto Ser Leitor, desenvolvido nas Instituições da Companhia Ser Educacional, mantenedora da UNINASSAU. Neste ano, abordou a importância da leitura para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além dos depoimentos de docentes que atuam com o público, o evento contou com relatos e reflexões importantes. Ítalo Clay, autista e docente da UNINASSAU Campina Grande, foi um dos convidados da roda de conversa. Na condição de educador, ele apontou os desafios do acolhimento às pessoas com TEA e como ainda há muita desinformação sobre o autismo. “Na minha história de vida, a educação foi a única alternativa para eu sobreviver diante das inúmeras situações, pois minha condição não era compreendida por pessoas de fora”.
O docente contou como foi se adaptando à rotina após receber o diagnóstico e entender do que se tratava o autismo. Ele também explicou sobre a leitura ser um importante instrumento de inclusão social. “A inclusão começa na família. Sou filho de uma pedagoga e ela me aceitou e incluiu. Graças a minha mãe, consegui chegar tão longe na vida acadêmica”, complementou.
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