
por Lívia Monteiro
Na última quarta-feira, 01, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte promoveu uma conferência com o prof. Marcos Lima, sobre as recentes atualizações de retenções fiscais: EFD-REINF e a reforma tributária. O debate contou ainda com a participação de alunos egressos, a liga de Protagonismo Contábil e profissionais da área de contábeis.
Para Francisco Inaldo Sobreira Ferreira, coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNINASSAU Juazeiro do Norte, esse momento de diálogo é essencial para proporcionar mais conhecimento à classe. “Tudo que traz inovação e valorização é essencial a vida acadêmica”, afirma.
Atualizações fiscais
A nova série R-4000, que prevê a declaração mensal de rendimentos, começou a ser adotada em setembro deste ano, no entanto, ainda é motivo de dúvidas para o setor fiscal e empreendedores. Essa série tem o objetivo principal de substituir a DIRF a partir de 2024 e afeta diretamente na declaração de imposto de renda. Para o prof. Marcos Lima, “a área está mudando, mas também está abrindo novas oportunidades para as ciências contábeis”.
Outra atualização exposta na palestra, foi a reforma tributária (PEC 45/2019), que está para ser votada na próxima terça-feira, 07, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A PEC que está para ser aprovado no congresso visa simplificar o sistema tributário, extinguindo os tributos PIS, Cofins, IPI, ISS e IBS.
A UNINASSAU está com ofertas exclusivas neste mês de novembro para os cursos de graduação em Ciências Contábeis para 2024. Para mais informações, entre em contato pelo número (88) 9.8824-9212.
Comentários