Por: Rosivaldo Vitorino
A Faculdade UNINASSAU Olinda realiza na próxima sexta-feira (28), a partir das 10h30, a oficina de “Prática sobre transmissão viral”, no auditório da unidade, localizado na rua Carmelita Muniz de Araújo, 225 - Casa Caiada. O evento é gratuito, aberto ao público e a inscrição é feita na hora.
O objetivo é realizar uma simulação de contaminação dentro do local, e calcular a taxa de transmissão de um vírus no ambiente. “A ideia é criar uma dinâmica para identificar quantas pessoas ficaram doentes no ambiente, tendo uma ou duas pessoas contaminadas, por meio de uma reação de bioluminescência, que é a emissão de luz fria e visível por organismos vivos”, explica o professor do curso de Enfermagem da UNINASSAU Olinda, Carlos Bravo.
Uma doença viral pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. “A importância desta oficina no geral é alertar a população sobre a necessidade da vacinação, porque a vacina é a principal forma de prevenir e controlar transmissão viral no ambiente. Uma vez que um vírus pode ser transmitido por um aperto de mão (seguido do toque nos olhos, nariz ou boca), por meio da tosse, espirro e gotículas respiratórias contendo o micro-organismo, sabendo que depende do grau de cada doença”, finaliza Carlos.
Comentários