Por Lívia Monteiro
Em alusão ao Dia do Fonoaudiólogo, no dia 08 de dezembro, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte promoveu o I Simpósio de Fonoaudiologia do Cariri e I Encontro de Estudantes da UNINASSAU. O objetivo da noite foi evidenciar os rumos dessa área na região, bem como possibilitar o intercâmbio de conhecimento entre profissionais atuantes e discentes do curso.
Na cerimônia de abertura, a coordenadora acadêmica da UNINASSAU, Amanda Marques, reconheceu a importância de ter o primeiro curso superior em fonoaudiologia no Cariri. Em seguida, a coordenadora do curso e organizadora do evento, Jussara Carreiro, narrou a sua trajetória profissional ao ter que mudar de estado para obter uma graduação na área e, após regressar, se deparar com um mercado escasso de profissionais qualificados. Segundo ela, essa realidade está para mudar e já é possível ver os benefícios do curso na comunidade.
A primeira palestrante da noite, dra. Silnayra Bida, explanou sobre a atuação homecare e reabilitação de pacientes hospitalares decorrentes, em sua maioria, de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e pós-operatórios. Para diagnóstico, demonstrou a aplicação de testes oficiais, como o Protocolo Fonoaudiológico de Avaliação do Risco para Disfagia (PARD) e a escala FOIS (Functional Oral Intake Scale) para Classificação dos Níveis de Disfagia. Ela também reforçou a importância do trabalho da equipe multidisciplinar, composta por profissionais da fisioterapia, terapia ocupacional, nutricição, dentre outros.
A segunda convidada, fonoaudióloga Janaína Dias, falou sobre alterações vocais em pacientes oncológicos de cabeça e pescoço. Ao longo de sua palestra, apresentou alguns exemplos e citou os tipos de cânceres responsáveis por alteração na voz, também mostrando os métodos de tratamento mais eficazes. De acordo com a especialista, cerca de 50% desses pacientes são casos de câncer de tireoide. O destaque foi quando convidou ao palco dois pacientes para demonstrar os progressos e relatar suas experiências dentro do tratamento fonoaudiológico.
Para finalizar a noite, houve sorteio de brindes e momento cultural com apresentação musical de Lucas Queiroz, aluno do curso de Fonoaudiologia. Para Jussara, "o I Simpósio de Fonoaudiologia foi um sucesso. Estamos honrados em fazer parte dessa construção. Ver o quanto os alunos se esforçaram para construir essa noite incrível, em meio as agitações da semana de provas. Fiquei muito orgulhosa em ver a turma unida, montando kit de brindes e se organizando para receber grandes nomes da fonoaudiologia do Cariri, a Dra. Silnayra e a dra. Janaína. Que venham os próximos eventos!”, comenta.
A UNINASSAU Juazeiro do Norte é pioneira no curso de Fonoaudiologia. Para conhecer mais sobre essa graduação presencial, os interessados devem entrar em contato por meio do número (88) 9.8824-9212.
Comentários