
Por Rosivaldo Vitorino
O UNINASSAU – Centro Universitário Mauricio de Nassau Recife, campus Graças, realiza o I Encontro de Ciências Criminais e Política Criminal com o tema “Entre Avanços e Retrocessos Do Combate à Criminalidade”. O evento acontece nos dias 19 e 20 de maio, no auditório Capiba, do bloco C, localizado na rua Fernando Lopes, 738, bairro das Graças.
“Nosso intuito é promover o conhecimento acerca das ciências criminais e ampliar o debate sobre os avanços e contratempos no combate à criminalidade, tanto do ponto de vista social quanto legal, agregando aprendizado para os participantes”, explica o coordenador do curso de Direito da UNINASSAU Graças Anderson Leão.
O evento é aberto ao público, com limite de 200 vagas. A entrada é social, basta levar um 1kg de alimento não perecível. As inscrições devem ser realizadas por meio deste link.
PROGRAMAÇÃO
19/05 (Sexta-feira)- 14h00: Uso Letal da Força Estatal e Sistema de Justiça Criminal - Milena Trajano dos Anjos;
- 14h50: Entre política criminal e segurança pública: o que resta da dogmática penal? - José Roberto De Castro; - 15h40: Perspectivas Críticas e o Horizonte Restaurativo no Brasil - Luísa Helena De Farias; - 16h10: Crimes patrimoniais e alternativas penais ao encarceramento - GABRIELLA SABATINE; - 17h10: O lugar da categoria crime e o Abolicionismo Penal - Anna Beatriz Silva; - 17h40: O processamento do crime de tráfico de drogas: um dilema sociojurídico - Laís Alves Xavier Ramos;20/05 (Sábado)
- 10h30: Coletivos Urbanos e Articulação Popular: Inclusão e Enfretamento aos Processos de Criminalização na Região Metropolitana do Recife - Maurilio Miranda Sobral Neto;
- 10h50: Racismo Algorítmico e Policiamento Preditivo: Uma Revisita à Teoria do "Etiquetamento" Social - Wagner Solano;
- 11h20: A Política Criminal de Drogas e o Encarceramento Feminino no Brasil: Críticas à luz da Criminologia Crítica - Vitória Maria Herculano Pacheco;
- 11h40: A dupla presunção de inocência no direito penal informático - José Yuri Dos Anjos Santana.
Comentários