
A Faculdade UNINASSAU São Luís realizará, nesta quinta-feira (13), às 19h, uma campanha para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância de ser um doador de órgãos. O evento acontece no hall de entrada da unidade e tem como objetivo levantar a discussão sobre o tempo de espera de cadastro de órgão ou tecido.
Com o tema “A importância de ser doador de órgãos”, os estudantes do curso de Fisioterapia da unidade orientam e tiram dúvidas acerca do tema. A campanha Setembro Verde é promovida em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em (27) de setembro.
Idealizadora do projeto, a professora do curso de Fisioterapia, Jaqueline Maranhão, explica que através da campanha os discentes vão poder repassar esses esclarecimentos para familiares e amigos e desmitificar os tabus acerca da doação de órgãos. “A campanha tem o papel social e é nosso papel levar informação e conhecimento sobre causas tão nobres como essa”, enfatiza.
Dados sobre transplantes
De acordo com Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em 2016, foram realizados mais de 25 mil transplantados, o que significa que o Brasil vive o melhor quadro deste tipo de procedimento em 20 anos. Na lista dos órgãos mais transplantados estão fígado, rim, córnea e medula óssea. Por outro lado, pulmão e pâncreas, não foram doados no mesmo ritmo como em 2016, e revelam queda de 21,8% e 40%, respectivamente.
Comentários