Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


UNINASSAU promove aula magna com Jessier Quirino

O evento aconteceu na unidade de Campina Grande
Assessoria de Comunicação Por: 16/02/2023 - 17:31
Durante a sua palestra declamou poesias, de forma humorada, para estudantes de Direito
O poeta e cordelista Jessier Quirino abordou o tema “Direito e Linguagem”

Por Renato Araújo

Um bate-papo em verso e prosa, trazendo histórias do cotidiano nordestino, aconteceu na noite da última quarta-feira (15) na UNINASSAU- Centro Universitário Maurício de Nassau em Campina Grande. A Instituição promoveu uma aula magna especial com o poeta e cordelista Jessier Quirino que abordou o tema “Direito e Linguagem”.

Jessier, que é natural de Campina Grande, mas reside no município de Itabaiana, durante a sua palestra contou estórias e declamou poesias, de forma humorada, para uma plateia de estudantes de Direito. Ele falou da alegria pelo convite recebido e destacou que as suas apresentações priorizam a linguagem popular, trazendo elementos do interior do Nordeste brasileiro.

“É importante pontuar a sabedoria popular, que vem desde os antigos, mostrando a sua linguagem, além de reforçar a verdade do nosso povo. Algumas situações foram traduzidas em livros, outras em cordéis, músicas e até com cada um de nós que estamos vivenciando o dia a dia”, disse o poeta, citando nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês e outros artistas nordestinos.

Ele também falou da importância do contato da cultura popular com a academia, e reforça que essa sabedoria construída ao longo dos séculos não pode morrer. “O trator da modernidade não pode passar por cima de tudo isso. E o Direito, uma área que envolve a nossa vida cotidiana, necessita passar nesse filtro da linguagem popular. As pessoas precisam conhecer, respeitar e saber que isso é uma verdade conhecida há muito tempo e é real”, argumentou.

O evento na UNINASSAU Campina Grande foi o primeiro encontro do ano de Jessier com estudantes universitários. “Aqui em Campina Grande é a minha aldeia, eu tenho uma sobrinha que é professora da Instituição e é sempre bom retornar aqui porque a gente se sente em casa”, completou.

Comentários