
O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina, por meio do curso de Pedagogia, realizou o "Cromossomo do Amor", um projeto de Responsabilidade Social que tem como principal objetivo a conscientização da sociedade acerca da inclusão das pessoas com Síndrome de Down em todos os segmentos sociais. As atividades aconteceram nesta quarta-feira (30), na Escola Viva Integrada, um espaço educacional que inclui pessoas com a condição genética e outras Necessidades Educativas Especiais - NEE.
A professora do curso de Pedagogia da UNINSSAU Teresina, Moema Alencar, coordenou as atividades com o apoio do coordenador do curso, Stanley Braz, e dos alunos do 5º período. Segundo a pedagoga, ações como as que foram desenvolvidas reforçam a visibilidade do potencial das crianças com necessidades educacionais individualizadas e a importância do combate ao capacitismo.
“Observo iniciativas dessa natureza com bastante entusiasmo, pois ações assim fomentam a visibilidade dessas pessoas, que têm plenas condições de desenvolvimento e inserção social em todos os âmbitos. Para os discentes, é uma real oportunidade de vivenciar a experiência de interação, além de propiciar momentos de aplicação na prática daquilo aprendido na teoria e no âmbito acadêmico”, pontuou.
Atendendo mais de 100 alunos, entre crianças e adultos, a coordenadora pedagógica da escola, Valdirene Araújo, conta que o trabalho com a equipe foi gratificante, multiplicando as possibilidades de desenvolvimento quando recebem a visita de outros profissionais na instituição. “É um trabalho recompensador, com planejamentos individualizados. É muito interessante quando os acadêmicos vêm aqui, pois percebemos a alegria dos alunos na interação com eles, no acolhimento entre os visitantes e estudantes. A professora Moema já veio outras vezes com os alunos dela e é sempre muito legal, muito maravilhoso. São sempre bem-vindos", agradeceu.
Durante a ação, foram desenvolvidas atividades lúdicas como teatro humano, teatro de fantoches, recreação e pintura de rosto. O projeto acontece semestralmente e faz parte do calendário acadêmico dos alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário.
Comentários