A Faculdade UNINASSAU Piedade recebe, neste sábado (5), o projeto Capoeira Candeias Strongs Internacional. O evento começa a partir das 14h30 e segue até 22h no auditório da Instituição e deve reunir cerca de 260 capoeiristas pernambucanos, de outros estados e até estrangeiros no auditório da unidade.
O projeto tem o objetivo de integrar vários grupos de capoeira e valorizar a arte marcial no Estado. Além disso, também serão difundidas novas técnicas para a prática esportiva, com apresentação de um espetáculo para fechar o dia. Para ministrar o curso, o mestre Suíno – como é conhecido Elto Pereira de Brito – marcará presença com uma roda de mestres e convidados, além de batizado e troca de cordas. O evento é organizado pelo mestre Marcone dos Santos Costa, conhecido como Babuíno.
Do total de participantes, cerca de 200 são capoeiristas de Pernambuco – de academias, integrantes de projetos sociais, escolas públicas, creches, cidades do Interior e grupos de capoeira. Outros 50 são de outros estados do País, além de 10 representantes da França, República Tcheca e Austrália.
A UNINASSAU sedia o encontro pelo segundo ano seguido, colaborando com a disseminação e perpetuação da cultura. "A capoeira é um dos símbolos brasileiros reconhecidos mundialmente, sendo, portanto, uma manifestação cultural que precisa não apenas ser reconhecida, como também estimulada pelos que compõem o cenário da educação. A roda de capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, então é um prazer para a UNINASSAU receber e apoiar este evento", comenta a coordenadora de curso Marcela Rebecca Pereira.
Comentários