Por: Giovanna Pordeus
Para celebrar o primeiro aniversário do projeto ‘Bike Sem Barreiras”, a UNINASSAU Petrolina organiza um grande evento para o público geral, mas com a atenção voltada a idosos e indivíduos com deficiências, junto a estudantes e profissionais de alguns cursos da Instituição. A comemoração especial acontece no dia 26 de agosto, das 8h às 12h, no Parque Municipal Josefa Coelho.
O projeto proporciona momentos de diversão e interação, por meio de diversas atividades física, educacionais e de saúde. A ação é realizada por meio dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia e Educação Física, que promete estimular o desenvolvimento pessoal e social dos participantes.
O evento não precisa de inscrição previa, basta chegar no local. Ele irá oferecer serviços de teste de glicemia, aferição de pressão arterial e medição da frequência cardíaca, como também irá promover uma minipalestra ressaltando a importância dos cuidados com a saúde bucal, seguida por uma oficina de escovação. No dia, ainda acontecerá atividades físicas, interativas e brincadeiras dinâmicas para todas as crianças, como também em especial para pessoas com deficiências físicas e visuais, com Síndrome de Down e autismo.
O diretor da UNINASSAU Petrolina, Sérgio Murilo Corrêa, ressalta que o intuito da ação é conhecimentos sobre a diversidade, desfrutando de práticas que promovem o bem-estar do corpo, da mente e o emocional. “Com esta celebração estamos reafirmando o nosso compromisso com a criação de um ambiente mais inclusivo para a nossa comunidade. Esperamos que inspire não apenas os participantes do dia, mas também todos aqueles que buscam compreender a importância da igualdade", pontua.
Bike sem Barreiras
O Bike sem Barreiras é um projeto do grupo Ser Educacional que teve início em 2016, no Recife, e disponibiliza gratuitamente bicicletas adaptadas. São três tipos de equipamentos: HandBike, triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos; Bike Dupla, pedalada por um monitor e uma pessoa com deficiência visual; e The Duet, que carrega uma pessoa com deficiência múltipla ou tetraplégica de até 120kg.
Comentários