
A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Campina Grande, participa no dia 27 de julho, das 9h às 18h, da primeira edição da Encontro da Rede de Articulação Etnográfica em Psicologia, que vai discutir as temáticas “Psicologia, Povos Indígenas, Quilombolas, Tradicionais de Terreiro e Lutas por Território”. A atividade acontecerá no auditório do Cinema São José, localizado na Rua Lino Gomes da Silva, 211, Bairro São José (Próximo à Praça do Trabalho).
O evento tem apoio do Conselho Federal de Psicologia, e na Paraíba é coordenado pela professora da UNINASSAU, Ana Elizabeth Araújo Luna com auxílio de estudantes de diversos períodos da Instituição de Ensino Superior – IES, além de outras instituições parceiras. A professora ainda representa o Conselho Regional de Psicologia - CRP13, no evento. Os temas serão abordados no âmbito psicológico e jurídico com profissionais das respectivas áreas e representantes dos povos inseridos na temática, tais como quilombolas e indígenas. Na ocasião, os presentes terão a oportunidade de aproximação com pautas afirmativas nos últimos anos, como a busca pela garantia dos direitos das etnias quilombolas e indígenas, além de leis e políticas públicas de educação, saúde e assistência social específicas.
No campo acadêmico tem emergido contribuições de vários campos do conhecimento, como direito, educação, sociologia, história, antropologia, arqueologia e psicologia. O Conselho Federal de Psicologia vem incentivando debates e lançando diretrizes com a publicação de cartilhas no CREPOP sobre a prática do psicólogo junto aos grupos negros, quilombolas e indígenas.
De acordo com a professora de psicologia da UNINASSAU, Ana Elizabeth, o evento será um importante momento de diálogo, sem amarraras discursivas de preconceitos institucionalizados. “Partimos de um compromisso ético e esperamos firmar um diálogo horizontal entre profissionais e comunidade, rompendo estigmas e preconceitos para com estas culturas. Mediante a presença dos quilombolas e dos índios Potiguaras da Paraíba, é relevante que possamos conjuntamente construir saberes, estratégias e ações que promovam avanços no estado da Paraíba e no Brasil”, afirmou.
As inscrições podem ser realizadas pelo blog www.reappb.blogspot.com, mediante a entrega de 2 kg de alimentos não perecíveis. Os alimentos recebidos serão doados para a comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande - PB e para as aldeias indígenas Potiguaras de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição-PB.
Comentários