Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNINASSAU participa da Semana Nacional da Conciliação

Por meio do NPJ, Instituição vai ajudar na resolução amigável de conflitos
Assessoria de Comunicação Por: Breno Leal 07/11/2021 - 12:56 - Atualizado em: 09/11/2021 - 20:58
UNINASSAU participa da Semana Nacional da Conciliação
O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), está participando ativamente da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), entre os dias 08 e 12 de novembro. Os alunos do curso de Direito e os advogados orientadores do NPJ estão atuando na condução de audiências na Casa de Direitos, no bairro Jacintinho.
 
A maioria dos casos envolve direito de família, como pensão alimentícia, guarda e divórcio. A ideia é fomentar a cultura da conciliação de conflitos, a fim de que determinados procedimentos terminem de forma mais rápida, antes da judicialização. A expectativa é terminar a semana com 60% de acordos firmados amigavelmente entre as partes. Na Casa de Direitos, onde os alunos e advogados da UNINASSAU estão atuando, cerca de 50 audiências devem ser realizadas.
 
"É muito importante para a UNINASSAU estar aqui neste momento, participando da Semana de Conciliação, porque os alunos são preparados para isso no nosso NPJ. Queremos que os alunos trabalhem, cada vez mais, pensando em conciliar e viabilizar a pacificação social. Então, durante a semana, os alunos do 7º ao 10º período de Direito vão participar de vários momentos, fazendo atendimento, realizando audiências e elaborando as atas, sempre com muita paciência, para que tenhamos muito sucesso", afirma o coordenador do NPJ da UNINASSAU, Vitor Montenegro.
 
A aluna do 8º período de Direito, Carol Davino destaca que a participação na Semana de Conciliação é de grande importância, pois prepara e treina os estudantes para exercer a profissão com excelência. "Através da prática, aprendemos como nos portar e conduzir essas audiências, evitando que a demanda seja judicializada e trazendo a pacificação social de maneira mais rápida, com a real solução do conflito", pontua. 
 
Núcleo de Práticas Jurídicas
 
Fora da Semana de Conciliação, a UNINASSAU, por meio do NPJ, já realiza, de forma gratuita, audiências de mediação e conciliação, fruto de um convênio com o Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do o Tribunal de Justiça de Alagoas. Entre as causas recebidas estão cobranças, problemas no condomínio, divórcio e pensão alimentícia. 
 
O Núcleo de Práticas Jurídicas funciona no prédio da UNINASSAU, que fica localizado na Rua José de Alencar, número 511, no bairro Farol, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h. Para quem preferir o atendimento virtual, o telefone é (82) 99435-4950. 

Comentários