Notícias › Esportes

UNINASSAU participa da Olimpíadas Especiais Brasil

A competição contará com a participação de cerca de 160 atletas com deficiência intelectual
Assessoria de Comunicação Por: 05/11/2018 - 15:53
UNINASSAU participa da Olimpíadas Especiais Brasil
As competições serão gratuitas

Por: Diego Santos

No próximo dia 10 de novembro, a UNINASSAU – Centro Universitário Mauricio de Nassau Recife, estará participando de mais uma edição das Olimpíadas Especiais. Neste ano, será realizado o "Torneio Local ", com quatro modalidades: Atletismo, Bocha Unificada, Futsal Unificado e Natação. Vão participar 167 atletas com deficiência intelectual e atletas parceiros (sem deficiência). A cerimônia do evento iniciará às 8h30, com as competições começando às 9h. As competições são gratuitas e abertas ao público.

As Olimpíadas Especiais são um movimento global sem fins econômicos, que, por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que a cercam. Ele está presente no Brasil desde os anos 90 e ocorre em sete estados (SP, RJ, PR, MG, BA, CE e PE) impactando mais de 50.000 atletas. Em Pernambuco, foi iniciado em 2016, onde foram realizados jogos locais e capacitações das modalidades esportivas. Podem participar da competição as instituições que atendem as pessoas com deficiência intelectual no esporte.

O movimento é centrado no atleta e na família e tem como missão proporcionar treinamento e competições esportivas durante todo o ano, em diversas modalidades esportivas. Com isso, proporciona oportunidades para que os atletas desenvolvam suas aptidões físicas, tenham momentos alegres e compartilhem seus valores, habilidades e companheirismo com suas famílias, com outros atletas envolvidos e com a comunidade em geral.

Segundo a professora do curso de EDUCAÇÃO FÍSICA da Instituição, Ana Zélia, a Olimpíada auxilia o jovem com deficiência a conhecer mais sobre o ambiente esportivo e aumenta o contentamento com seu corpo. “Nossos estudantes da UNINASSAU estarão competindo nos torneios dessa edição das Olimpíada. O objetivo da competição é dar uma nova chance para todos os atletas, independentemente do nível de habilidade. Será uma honra para UNINASSAU participar dessas Olimpíadas, que ajudará nossos alunos tanto no esporte como no seu bem-estar”, explicou.

Além das competições, acontece paralelamente o programa de "Atletas Saudáveis", que são avaliações gratuitas que irão atender os praticantes em quatro iniciativas: Sorriso Especiais, Audição Saudável, Promoção da Saúde e Funfitness. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail recifeolimpiadasespeciais@hotmail.com. As Olimpíadas ocorrerão no Núcleo de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.