UNINASSAU ofereceu palestras de conscientização do Novembro Azul

Evento aconteceu na última quarta-feira (21)
Assessoria de Comunicação Por: Paula Cruz 26/11/2018 - 17:50
Imagem mostra pessoas assistindo a uma palestra
Evento ainda debateu a relevância dos fatores nutricionais na prevenção da patologia
A Faculdade UNINASSAU Feira de Santana realizou na última quarta-feira (21), uma campanha de Responsabilidade Social: Novembro Azul. A professora Letícia Junqueira convidou a farmacêutica doutoranda em Patologia Patrícia Damasceno e a nutricionista Maiana Prado para realizar uma palestra com tema “A conscientização e prevenção do câncer de próstata”, além de discutir sobre a relevância dos fatores nutricionais na prevenção da patologia.

De acordo a professora de UNINASSAU, Letícia Junqueira, “o Novembro Azul é um evento de cunho social de grande importância, pois, no Brasil, o câncer de próstata é a doença que mais afeta a população masculina, perdendo apenas para o tipo de pele. No entanto, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o reconhecimento seja feito antecipadamente. Para diagnosticar precocemente o câncer de próstata, é necessária a realização do exame de toque e o de sangue, que é conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico)”.

“Recomenda-se que, a partir dos 40 anos, o urologista seja procurado anualmente para a realização dos exames. Entretanto, ainda é reduzida a busca por assistência médica pelo público masculino, porque muitos homens temem o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata”, completa Junqueira.