Por Lívia Monteiro
Na última terça-feira (28), o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte recebeu, do Instituto Multidisciplinar de Cuidado à Criança (IMCC), o selo de Empresa Amiga do Autista, tornando-se a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) da Região do Cariri a ser consagrada com o título. A ação faz parte de uma iniciativa social do IMCC para capacitar e proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor à população neurodiversa.
A solenidade contou com a presença do advogado Ramon Santos e da psicopedagoga Emanuela Jamacaru, que abordaram o tema “Políticas Públicas voltadas para o TEA”, exemplificando os avanços e desafios da aplicação de leis que garantam os direitos ao autista. Em seguida, houve o lançamento da 1ª edição da revista EcoEspectro, produzida pelo IMCC. Já o selo de Empresa Amiga do Autista foi entregue pelo diretor do IMCC, Antônio Sampaio, à representante da IES e coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da UNINASSAU Juazeiro do Norte, Paula Dias.
Durante sua fala de agradecimento, Paula reforçou a importância da iniciativa do IMCC para criar um ambiente inclusivo para todos. “Este reconhecimento não apenas valida nosso compromisso com o bem-estar e a acessibilidade, mas também nos impulsiona a continuar buscando aperfeiçoamento constante. Somos gratos ao IMCC por sua parceria na capacitação de empresas e instituições para melhor acolher a população autista e neurodiversa do Cariri”, afirma Paula.
O autismo é uma condição neurobiológica do desenvolvimento que afeta a forma como uma pessoa percebe, interage e se comunica com o mundo ao seu redor. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 70 milhões de pessoas autistas no mundo e 2 milhões de casos apenas no Brasil. Devido à dificuldade em expressar suas necessidades, compreender instruções e lidar com mudanças, pessoas autistas podem ter uma experiência desafiadora e estressante no ambiente acadêmico.
Em abril deste ano, colaboradores da UNINASSAU Juazeiro do Norte receberam treinamento personalizado para implementação de práticas inclusivas e sensíveis às necessidades dos autistas. Na data, estiveram presentes professores, coordenadores, diretores, membros dos serviços gerais e demais profissionais que atuam na IES. A iniciativa, promovida pelo IMCC, teve como objetivo preparar os colaboradores para melhor atenderem e acolherem alunos, visando um ambiente inclusivo e acessível à comunidade.
Comentários