Por Lívia Monteiro
O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte realizou, na última quarta-feira (22), solenidade em celebração ao Dia do Enfermeiro. Com o tema “Enfermeiros do Cariri - Reconhecimento e Inspiração” o evento, organizado pela Instituição de Ensino Superior (IES), reuniu alunos, empresas e profissionais da saúde para entrega de comenda e prêmio àqueles que se destacam com excelência ao cuidado da vida na região do Cariri.
A noite teve início com uma mesa-redonda sobre o tema "Rompendo 'bolhas' da desinformação e o papel da Enfermagem", com a participação de Lucas Dias Soares Machado; a especialista em Gerontologia, Adriana de Moraes Bezerra; e a especialista em Urgência e Emergência, Kelly Fernanda Silva Santana.
Com apresentação de dados, os palestrantes enfatizaram a importância e o papel crucial dos enfermeiros como disseminadores de informações confiáveis e embasadas em evidências científicas, combatendo a proliferação de notícias falsas e sem fundamento que podem colocar em risco a saúde da população. Em seguida, houve a entrega da Comenda Anna Nery por excelência profissional e do prêmio aos enfermeiros que se destacaram por sua atuação profissional exemplar na região do Cariri. Cada homenageado recebeu o merecido reconhecimento por sua dedicação e compromisso com o cuidado humano.
Homenagem à pioneira
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem à Merandolina Ferreira Barros, primeira enfermeira da região do Cariri a se formar na Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pioneira na área da Saúde no Brasil, ela serviu como fonte de inspiração para as novas gerações de enfermeiros presentes na solenidade e recebeu da coordenadora do curso de Enfermagem da UNINASSAU, Maysa de Oliveira, a Comenda Anna Nery por Excelência Profissional.
Segundo a professora do curso de Enfermagem da UNINASSAU Juazeiro do Norte, Aretha Feitosa de Araújo, a noite foi um lembrete inspirador do papel fundamental que os enfermeiros desempenham na sociedade. “É um imenso prazer compartilhar esse momento com profissionais tão renomados da região, como a Dona Merandolina. Olha só que coisa importante para nós, estar discutindo sobre o crescimento e rompimento da desinformação na perspectiva da Enfermagem com profissionais que conseguiram atravessar gerações nessa construção da história da profissão”.
Comentários