A Faculdade UNINASSAU Fortaleza realizou, na manhã da última quarta-feira (30), a colação de grau da primeira turma do curso de Engenharias (Civil e de Produção). Ao todo, 32 estudantes concluíram a graduação na modalidade EAD. Agora, estão aptos para exercer a profissão. A turma iniciou os estudos em 2014 e o curso teve duração de 5 anos, divididos em dez semestres, entre aulas práticas e teóricas.
De acordo com a coordenadora de polo de Educação a Distância da UNINASSAU, Yannara Chaves, foram muitos desafios enfrentados ao longo do curso. “Foi a primeira turma, então eles tiveram que se adaptar às metodologias do EAD, que hoje já se expandiu muito no ensino superior do Brasil”, ressaltou Yannara, que parabeniza a conquista dos novos engenheiros. “Eles superaram os desafios e conseguiram desenvolver habilidades e técnicas para obter o sucesso acadêmico e também gerar emprego e renda”, finalizou.
Durante os 5 anos de graduação, os estudantes aprimoraram o conhecimento em disciplinas como Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade, Fundamentos de Economia, Geometria Analítica, Química Geral, Cálculo Integral, Hidrologia, Materiais de Construção e trabalhos de conclusão de curso.
Para o formando Roberto Lessa, agora Engenheiro Civil, o sentimento é de dever cumprido. “Foram 5 anos de muito aprendizado. Tivemos dificuldades, mas conseguimos superar com apoio da gestão acadêmica”, frisou Roberto, e finalizou dizendo que, com a experiência adquirida ao longo do curso, proporcionada pela Instituição, conseguirá atuar na área e transformar o mundo.
Tendências de mercado
Inovação. Essa é a palavra-chave que vai nortear o mercado nas Engenharias em 2019. Entre os fatores que indicam o crescimento na demanda de profissionais na área está o quantitativo de ingressantes nos respectivos cursos. Segundo pesquisa realizada pela USP, de 2010 a 2015, o número de ingressantes em cursos de engenharia cresceu mais de 100%. Outro fator que indica a alta demanda desses profissionais é o crescimento da confiança no setor, que faz com que os novos profissionais tenham mais oportunidades no mercado de trabalho.
Comentários