
A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju desponta, mais uma vez, com inovações tecnológicas. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está comemorando o destaque na competição nacional HackaTRAN 2020, uma maratona de hacker que teve como tema "Inovação para o trânsito, Perceba o Risco, Proteja a vida”. O objetivo é o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o trânsito.
O estudante Glauber Marcelino foi o criador da solução que deu o título a Instituição. "O foco da nossa solução é resolver três problemas: as vistorias obrigatórias presenciais, o tempo de espera em filas e a ineficiência no atendimento, e evitar as aglomerações durante a pandemia. Criamos na UNINASSAU o aplicativo e-SIVE (Sistema de Vistoria Eletrônica), que oferta comodidade e agilidade ao condutor de veículo, facilitando os processos aos agentes fiscalizadores”, explica Glauber.
Ele esclarece que o processo de vistoria pode ser feito apenas com o smartphone e para evitar fraudes é utilizado o API de DataValid, que faz o reconhecimento facial do condutor, garantindo a segurança e eficácia do processo. O aluno explica, ainda, que através da câmera do celular as fotos são tiradas de acordo com pré-requisitos estabelecidos em checklist do órgão fiscalizador.
“A autenticação das fotos se dá por reconhecimento de imagens (tensorflow) e é comparada com padrões já contidos no sistema, mantendo a segurança em saber que tudo está conforme o previsto. Logo em seguida é gerado um relatório ao Detran, do estado onde reside o condutor, com um prazo para avaliar se o veículo está apto, ou não, para as devidas liberações”, diz o aluno. Ele observa que é grato a UNINASSAU que lhe transmitiu o conhecimento necessário para chegar ao topo. “Somos a primeira instituição de Sergipe a se destacar num evento nacional de tecnologia”, afirma o aluno.
O coordenador do curso de ADM, Cícero Gonçalves, explica que a conquista mostra o impacto positivo do ensino praticado pela UNINASSAU. “Mais uma vez, tivemos a oportunidade de mostrar o resultado do aprendizado dos nossos alunos e assim incentivar outras pessoas a buscar conhecimento. Apoiar e incentivar a criatividade dos nossos discentes para desenvolver soluções para o mercado é uma das nossas premissas. Nosso ensino mostra seu diferencial quando um aluno consegue destaques assim”, conclui o coordenador.
Comentários