UNINASSAU apresenta projeto inovador no MindTalk

Alunos e professores das Engenharias estão desenvolvendo projeto que alerta sobre alagamentos
Assessoria de Comunicação Por: Breno Leal 20/03/2019 - 17:16 - Atualizado em: 21/03/2019 - 10:01
Projeto desenvolvido por alunos e professores fará um mapeamento de alagamentos em Maceió
UNINASSAU apresenta projeto inovador no MindTalk

Nos dias 19 e 20 de março, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Maceió, participa do evento Mind Talk Extreme, realizado pelo Governo de Alagoas, com foco no fomento de discussões sobre inovação. Através dos cursos de Engenharia, a instituição apresenta ao público presente o protótipo de um projeto que servirá para alertar a Defesa Civil e a população sobre riscos de alagamentos.

De acordo com a coordenadora dos cursos de Engenharia da UNINASSAU Maceió, Cristiane Rodrigues, trata-se de uma iniciativa que envolve os cursos de Engenharia Mecânica, Civil e Elétrica. “Trouxemos um projeto multidisciplinar das Engenharias desenvolvido por professores e alunos. Fizemos o protótipo de uma cidade e instalamos sensores em pontos críticos com a ideia de fazer um mapeamento de alagamentos em Maceió”, explica.

A coordenadora explica que quando houver incidência de chuva que gerar acúmulo de água considerado alagamento, um sinal será transmitido digitalmente para uma plataforma. “A ideia é anunciar para a Defesa Civil os locais alagados e, por meio de um aplicativo semelhante aos aplicativos de trânsito, para a população. Ao iniciar a ferramenta no celular, o usuário identifica quais os pontos que estão alagados e pega uma rota alternativa”, diz Cristiane.

Além do projeto, a UNINASSAU expôs, também através dos cursos da Engenharia, a impressora 3D que a instituição dispõe e jogos de realidade virtual que começarão a ser inseridos nas aulas, a fim de apresentar aos alunos das mais variadas áreas exemplos mais realísticos do que os apresentados em imagens comuns.